A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí deu continuidade, na quinta-feira (24/10), ao cronograma de capacitações para vacinadores da microrregião de Saúde de Unaí/Paracatu. O ciclo, que está completando sua quarta turma, é parte de uma série de treinamentos iniciada em Paracatu, e tem o objetivo de garantir que os profissionais de saúde da microrregião estejam atualizados e preparados para lidar com as práticas de imunização e os desafios da cobertura vacinal.

Cada etapa das capacitações tem duração de dois dias, somando 16 horas de aulas e atividades. A GRS Unaí já concluiu duas turmas em Paracatu e, agora, com o encerramento da segunda turma em Unaí na próxima terça-feira, completará um total de quatro capacitações. Nos próximos meses, a formação será levada aos municípios de Buritis, em novembro, e Arinos, em dezembro, encerrando assim o ciclo de treinamentos de 2024.

A referência técnica de imunização da GRS Unaí, Luciene Mota, destacou a importância da iniciativa: “Esses encontros são fundamentais para que nossos profissionais possam atuar com confiança, qualidade e segurança, garantindo um atendimento ainda melhor à população.” Ela ressaltou também que essas ações formativas refletem o compromisso com a saúde pública e a prevenção de doenças, e que é essencial contar com profissionais preparados e comprometidos.

Durante os dois dias de capacitação, os vacinadores são imersos em conteúdos que abordam técnicas adequadas de aplicação de vacinas, manipulação e conservação dos imunobiológicos, e estratégias de sensibilização para reforçar a adesão ao calendário vacinal. Além de garantir a segurança e a eficácia das vacinas, o treinamento se preocupa em fortalecer as práticas de imunização dos profissionais, capacitando-os para lidar com as dificuldades do dia a dia, elevando o nível de atendimento à população.

Foto: GRS Unai

Uma das participantes da primeira turma, a enfermeira Élida Sousa Cunha, relatou a transformação que o treinamento trouxe para sua prática: “Eu fiz o treinamento na turma anterior. Como não tinha muito domínio sobre imunização, foi realmente um divisor de águas, com informações pontuais e que fazem parte do nosso dia a dia, me ajudou muito”, disse a enfermeira.

Luis Carlos Antônio de Barros, do Programa Saúde da Família (PSF) São João Evangelista, de Paracatu, destacou a importância do treinamento promovido pela GRS. “Esse era um anseio de todos os profissionais de sala de vacina do município”, disse Luis. Segundo ele, o treinamento abordou todos os imunobiológicos do calendário nacional de vacinação, bem como as vias de administração, principais eventos adversos, contra indicações, intervalos, rede de frio, conservação e armazenamento, entre outros temas. Além disso, Luis ressaltou uma das mais recentes atualizações no calendário vacinal. “Durante o treinamento, nos foi apresentada a alteração em relação à VOP, que deixa de ser administrada, passando-se a adotar o esquema apenas com a VIP. Hoje posso dizer que os profissionais do nosso município estão alinhados e adotando práticas recomendadas pelo PNI”, concluiu.

Com o envolvimento de vacinadores de várias Unidades Básicas de Saúde da microrregião, o programa de capacitações está se consolidando como uma ferramenta essencial para melhorar os indicadores de saúde na região. A expectativa é de que, com o avanço dessas formações, as Unidades de Saúde estejam cada vez mais preparadas para atender a população com excelência, contribuindo para a prevenção e combate a doenças imunopreveníveis.

Por Gerência Regional de Saúde de Unaí