Conhecimento, aperfeiçoamento sobre as ações de saúde e o desenvolvimento de um planejamento estratégico de comunicação. Esses foram alguns dos assuntos abordados em dois dias de intensos trabalhos que fazem parte do projeto Rotas Saúde em Pauta. Neste mês de outubro, nos dias 22 e 23, a ação reuniu as  superintendências regionais de Saúde (SRS) de Belo Horizonte, Divinópolis e Sete Lagoas, em sua terceira etapa.

Desenvolvido e implementado pela equipe de Mobilização e Comunicação Regional da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o objetivo do projeto é criar planos de comunicação e mobilização que se adequem às necessidades de cada regional.

Apresentado em formato de oficina, em que os participantes realmente colocam a “mão na massa”. O projeto Rotas Saúde em Pauta também busca estreitar o relacionamento da imprensa local com os porta-vozes regionais, estimular e treinar os dirigentes para que sejam de fato multiplicadores das ações em saúde e entender, por meio de um diagnóstico, as realidades de cada Unidade Regional de Saúde (URS) em relação ao seus stakeholders (públicos de interesse e que se relacionam com o órgão público).

Foto: Alessandra Maximiano

Em setembro, o projeto deu seu “start”, ou seja, iniciou a Rota 1, com a participação do Triângulo Mineiro e Noroeste, que abrange as regionais de Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba, Patos de Minas e Unaí. A segunda etapa - Rota 2 - foi em Alfenas, reunindo as URS de Varginha, Alfenas, Patos de Minas e Pouso Alegre.

Realizada no auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis, a Rota 3 teve participação dos servidores da SRS Belo Horizonte e SRS Sete Lagoas, além dos servidores da SRS Divinópolis.

Servidores da SRS Divinópolis - Foto: Thiago Bernardo

Cafezim com prosa e informação em saúde

O evento também recebeu jornalistas da região, que tiveram um momento de esclarecimento sobre a atuação das regionais e da SES-MG. O momento dedicado à imprensa foi o Cafezim Saúde e Prosa. Em um formato aberto e descontraído, os convidados de diversos veículos de imprensa da região conheceram e resolveram suas dúvidas sobre a Farmácia de Minas, as atividades da regulação em saúde e sobre como ocorrem as ações de vacinação estadual.

A jornalista Amanda Quintiliano, do Portal Gerais, aprovou a realização da ação em formato de um momento para o café com a imprensa. “A iniciativa foi muito válida pois nos ajuda enquanto jornalistas a compreender o funcionamento da rede”, disse Amanda. “Às vezes, há um pouco mais de dificuldade em elaborar uma matéria por não ter essa compreensão. Quando é aberta essa porta de conhecimento, há a possibilidade de nós profissionais compreendermos melhor para passar essa informação ao internauta ou cidadão que acompanha nosso veículo”, completou a jornalista.

Para o repórter Igor Borges, do Jornal Agora, o encontro foi muito interessante para entender como é realizado todo o trabalho da Secretaria de Estado de Saúde. “Percebi que o trabalho do órgão é muito mais amplo, e abrange diversas áreas e diversas pessoas. Hoje deu para perceber e entender de fato a dimensão de tudo o que é desenvolvido”, destacou.

SRS Sete Lagoas durante o encontro em Divinópolis - Foto: Thiago Bernardo

Próximos passos

Agora as regionais de saúde de Belo Horizonte, Sete Lagoas e Divinópolis têm um longo e interessante trabalho pela frente: o desenvolvimento de um Plano de Comunicação Social e Mobilização em Saúde, a ser aplicado no período 2024-2026.

Esses planos serão desenvolvidos pelas 28 regionais do estado, com o objetivo de promover uma comunicação mais assertiva e regionalizada, fortalecendo assim as ações em saúde nos territórios.

A superintendente da regional de Saúde de Belo Horizonte, Débora Marques Tavares, destacou a importância deste planejamento estratégico. “A comunicação é fundamental para o sucesso do SUS”, disse a superintendente. Segundo Débora, o evento aproximou as unidades regionais e provocou muita reflexão a partir do resultado de uma pesquisa. “Essa reflexão foi relevante e potente, resultando em uma proposta de um plano de trabalho da comunicação social mais assertivo e que, com certeza, vai contribuir para o alcance de excelentes resultados para o SUS e para a SES-MG.”, afirmou.

SRS BH e Priscila Fujiwara, coordenadora do Núcleo de Regionais e mobilização social do Nível Central - Foto: Thiago Bernardo

Em 2025, o projeto Rotas Saúde em Pauta continua em outras regionais de Minas, estabelecendo um contato mais próximo com a imprensa local, analisando as realidades dos territórios e construindo estrategicamente uma comunicação em saúde mais próxima do cidadão.

Por Alessandra Maximiano