O Núcleo de Gestão e Finanças da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha recebeu, no dia 23/10, em Varginha, a equipe da Diretoria de Contabilidade e Finanças da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O objetivo da visita foi a realização de uma capacitação, componente do Projeto de Capacitação Regional  em RCC – Relatório de Conformidade Contábil, Dívida Flutuante e o Perfil de Servidor, para a composição da Comissão de Inventário.

O inventário de bens móveis da SRS é realizado anualmente, no ato de encerramento do exercício financeiro do Estado, e uma comissão interna é formada para a realização de atividades como conferência de bens, avaliação do estado de conservação, realização de leitura patrimonial, bem como alterações de unidades de origem dos itens.

Foto: SRS Varginha

A Diretoria de Contabilidade e Finanças faz parte da Superintendência de Planejamento e Finanças da SES-MG, e sob a coordenação de Josiane Alessandra de Paula Santos, seus técnicos abordaram assuntos pertinentes ao trabalho de rotina na SRS. No que tange a estoque e contabilidade, assunto abordado na capacitação, foram discutidos procedimentos relativos, por exemplo, à Coordenação de Assistência Farmacêutica (CAF), como as baixas de faturas de medicamentos.  “Ficamos gratos pela oportunidade de estar na SRS colaborando com este processo, que configura apenas o início de uma etapa robusta de capacitação das Regionais de Saúde”, afirmou Josiane.

Segundo Evanilton Antônio, coordenador de Gestão da SRS Vargiha, “a capacitação englobou temas de grande relevância para o trabalho nas áreas contábil e financeira da Regional, resolvendo todas as dúvidas que os técnicos possuíam e permitindo, com isso, uma execução ainda mais segura e comprometida das atividades do Núcleo”.

Por Tânia Corrêa