A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul realizou, no Auditório Gilberto Campos de Oliveira, o Seminário de Vigilância em Saúde, com o objetivo de discutir ações estratégicas para fortalecer a vigilância sanitária e epidemiológica na região. Organizado pela coordenadora de vigilância em saúde (CVS) da GRS, Maria José Leticia Carrissa Leite, em parceria com o diretor Marcelo Barbosa Alves e a equipe técnica, o evento reuniu profissionais municipais de 25 municípios da região, além das referências técnicas da Regional de Saúde de Pedra Azul.

Durante a abertura do seminário, Letícia destacou a importância do trabalho da vigilância em saúde, que engloba a orientação e fiscalização de profissionais e estabelecimentos de saúde, visando garantir melhores condições sanitárias e segurança para os pacientes. “Além das ações de fiscalização, realizamos análises de dados epidemiológicos para identificar fragilidades nos diferentes níveis de assistência à saúde. Eventos como este são fundamentais para sanar esses riscos, seja por meio de capacitações técnicas ou pelo uso de protocolos e manuais oficiais”, afirmou a coordenadora.

O seminário abordou uma série de temas prioritários. Gercielma de Oliveira Lima, referência técnica para Infecções Sexualmente Transmitidas (IST) da CVS, apresentou os resultados do Plano de Enfrentamento da Sífilis, avaliando as ações desenvolvidas em 2023 pelos técnicos municipais. Já Jokasta Quaresma Sena Ruas, técnica da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde, destacou a relevância da prevenção de óbitos maternos, infantis, fetais e de mulheres em idade fértil.

No âmbito da vigilância ambiental, os técnicos Danilo Vieira Lima e Davidson Rodrigues Castro, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, reforçaram a necessidade de um plano de ações para monitoramento da água, ar, desastres naturais, e o enfrentamento da seca e estiagem. Davidson, em particular, enfatizou as medidas preventivas contra arboviroses, como dengue e chikungunya, que se intensificarão no próximo período sazonal 2024/25.

A cobertura vacinal também foi um ponto central das discussões. Stefane Moura Cardoso, referência técnica de imunização da GRS Pedra Azul, apresentou as taxas de cobertura vacinal alcançadas e as estratégias implementadas pelo estado de Minas Gerais para melhorar esses índices. Além disso, Maria da Glória Botelho Reyna relatou as ações de combate à Hanseníase realizadas em 2023 e 2024, com apoio do Ministério da Saúde, Fransciscanos e gestores municipais.Créditos: Maria Eduarda  Pereira

O seminário foi encerrado com a participação das coordenadoras de vigilância sanitária e epidemiologia, Renata Alves de Sousa Campos e Evangelia Moreira de Aguilar, que ressaltaram a importância da notificação de eventos adversos, queixas técnicas, doenças e agravos à saúde. Ambas reforçaram que a comunicação eficiente dessas ocorrências é essencial para a elaboração de políticas públicas eficazes e para a proteção da saúde da população.

Por Allan Gomes Campos