A campanha Outubro Rosa foi foco de ações desenvolvidas ao longo do mês pela Superintendência Regional de Saúde  (SRS) de Varginha a fim de despertar a atenção de toda a população para a luta contra o câncer de mama e a saúde da mulher no geral. Servidores, técnicos das secretarias de saúde dos municípios e a população em geral compuseram o público que se buscou sensibilizar com as atividades executadas.

O tema da campanha estadual de 2024, “Mulher: seu corpo, sua vida”, traz à tona a importância de se despertar, nesta data, a atenção de toda mulher para o cuidado rotineiro com seu corpo e aos sinais de alerta. Luciana Pereira, referência da Saúde da Mulher, da Coordenação da Redes de Serviços e Atenção à Saúde (Cras) na SRS Varginha, lembrou que o auto exame é importante, mas não dispensa os exames de rotina que toda mulher deve realizar. “A campanha deste ano nos traz a importância de se tocar, de se observar, porém, tendo sempre a consciência de que a realização da mamografia de rotina é essencial para o diagnóstico preciso. Não podemos ter no autoexame a definição clínica de qualquer diagnóstico sem uma avaliação correta e mais apurada de nossa saúde”, alertou.

22.10.2024-OutubroRosa1-Tânia Corrêa

A mamografia de rastreamento, ou de rotina, é recomendada para mulheres de 50 a 69 anos, sendo o fator idade um dos mais importantes fatores de risco para a doença - 1 em cada 5 casos ocorre após os 50 anos de idade. Fatores ambientais, comportamentais, genéticos, reprodutivos, hormonais e hereditários também são considerados importantes de serem analisados na avaliação dos casos. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados, a partir da adoção de hábitos de vida saudáveis, sendo um deles, a amamentação. Todas as mulheres com 40 anos ou mais devem procurar atendimento médico e fazer exames clínicos anuais.

Os homens também são alvo da campanha, uma vez que 1% dos casos da doença são diagnosticados na população masculina. Além disso, o fato da mulher ter algum familiar do sexo masculino com histórico de câncer de mama faz com que ela esteja incluída no grupo de risco.

Da mesma forma, ter parentes de primeiro grau com diagnóstico de câncer de mama antes dos 50 anos de idade ou câncer de ovário em qualquer idade inclui a mulher no grupo de risco. A recomendação, neste caso, é a realização da mamografia anual a partir dos 35 anos de idade.

Outubro Rosa na região
Ações de mobilização realizadas pelas Secretarias Municipais de Saúde dos municípios abrangidos pela SRS Varginha, referentes ao Outubro Rosa, reforçaram com a população da região os cuidados com a saúde da mulher e os sinais do corpo. Um exemplo foi um ciclo de palestras voltadas aos profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com a intenção de aperfeiçoar a abordagem ao paciente e frisar a importância da prevenção, para que a informação seja propagada. O município de Caxambu, além de capacitar os profissionais para a divulgação da causa, forneceu aos agentes comunitários de saúde um kit prevenção que incluiu caneta, bolsinha e livro com orientações produzidas de forma clara e objetiva, para ser repassado aos munícipes e assim propagar a importância dos cuidados com o câncer de mama.

22.10.2024-OutubroRosa2-Tânia Corrêa

Na sede da SRS Varginha, o dia 21 de outubro foi escolhido para que os servidores se reunissem para abordar a causa do Outubro Rosa, relembrar os cuidados e compartilhar um café após a tradicional foto vestindo a cor da campanha. O prédio da SRS está iluminado de rosa, por iniciativa do Núcleo de Gestão da SRS, que utilizou de papéis celofanes para causar o efeito que deu à Unidade um destaque especial nas noites de outubro.

“É de extrema relevância nos reunirmos para dar a devida atenção a esta causa tão nobre, que é o Outubro Rosa e à necessidade do autocuidado. A figura feminina, que possui o “cuidar” em sua natureza, merece que sua saúde também seja tratada de forma especial e constante”, frisou Luiz Paulo Riceputi Alcântara, superintendente da Regional de Saúde de Varginha, na ocasião do café coletivo com os servidores.

Luiz Paulo lembrou ainda que a aquisição de mamógrafos, possibilitada pela Deliberação CIB-SUS/MG nº4.285, de 25 de Julho de 2023, vai ao encontro do fortalecimento das ações assistenciais de saúde do Estado de Minas Gerais. “Em nossa região, os Centros Estaduais de Atenção Especializada (CEAEs) de Lavras e São Lourenço foram contemplados com os mamógrafos que, certamente, auxiliarão numa melhor qualidade das imagens dos exames de mamografia para nossa região”, ressaltou Luiz Paulo. Uma população superior a 452.200 (quatrocentos e cinquenta e dois mil e duzentos) habitantes será beneficiada a partir da aquisição dos dois mamógrafos, que atenderão a 34 municípios pertencentes às microrregiões Lavras e São Lourenço.

Por Tânia Corrêa / Foto: Tânia Corrêa