O município de Perdões foi sede, de 15 a 17/10, de uma capacitação promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS), acerca de inspeções em Estabelecimentos de Atenção Básica em Saúde. Fiscais dos 50 municípios abrangidos pela SRS Varginha foram o público alvo do evento que abordou, dentre outros tópicos relacionados, o processo de inspeção sanitária em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a avaliação de Postos de Saúde e o roteiro de inspeção destes estabelecimentos.

Com a equipe organizadora composta por técnicos da Vigilância Sanitária (Nuvisa) e Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS Varginha, a capacitação recebeu também palestrantes que são referências das coordenações estaduais da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), como Patrícia Maria de Faria de Silva, referência técnica em Consultório Odontológico e a coordenadora estadual do Núcleo de Segurança Hospitalar e Segurança do Paciente, Nádia Aparecida Dutra.

22.10.2024-Fiscais sanitários-Tânia Corrêa

Para a coordenadora do Nuvisa da Regional de Saúde de Varginha, Luciane Salvi, a capacitação era uma necessidade identificada pela Coordenação Regional. “Sentimos a necessidade de promover um evento no qual pudéssemos discutir e atualizar nossos fiscais da região para o processo de inspeção sanitária nas UBS, aproveitando para abordar temas da rotina dos inspetores que são recorrentes”, afirmou Luciane.

Parceiros como o Corpo de Bombeiros e o Conselho Regional de Farmácia (CRF), que possuem relação direta com o trabalho de inspeção sanitária, participaram contribuindo com o evento. A análise de riscos, a conformidade com as normas e adoção de medidas proativas de segurança na prevenção de incêndios foi um tema abordado e discutido, na ocasião, além do tema “Inspeção Humanizada”, apresentado por meio de parceria com o CRF.

Por Tânia Corrêa / Foto: Tânia Corrêa