Entre os dias 8 e 11 de outubro a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros está sediando o segundo módulo de Qualificação de Supervisores de Atividades do Controle Vetorial do Aedes aegypti. Com aulas teóricas e práticas, além de profissionais de Montes Claros o encontro reúne referências técnicas de vigilância epidemiológica e de saúde de outras nove Unidades Regionais da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG): Januária; Pirapora; Unaí; Pedra Azul; Teófilo Otoni; Diamantina; Coronel Fabriciano, Leopoldina e Varginha.

O encontro está sendo conduzido por profissionais da Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses (Cevarb) e da Prefeitura de Belo Horizonte e objetiva preparar as referências técnicas das Unidades Regionais da SES-MG para a realização de seminários de qualificação de supervisores municipais de controle vetorial do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

08.10.2024-Aedes controle vetorial 1-Pedro Ricardo

O primeiro módulo da Qualificação de Supervisores da SES-MG e dos municípios foi realizado entre 2022 e 2023. Nesta primeira fase, a SRS Montes Claros cumpriu a meta de qualificar mais de 50% dos profissionais que atuam nas localidades da sua área de abrangência. Entre outros temas, o curso abordou questões relativas às dificuldades das atividades executadas pelos agentes de controle de endemias e possibilidades de soluções; epidemiologia básica de campo; monitoramento e avaliação de indicadores para o enfrentamento das arboviroses.

“A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais tem como foco principal qualificar o trabalho implementado pelos profissionais do estado e dos municípios visando obter maior eficiência no controle e eliminação de focos do Aedes aegypti. Com isso, estamos trabalhando para reforçar o trabalho conjunto do estado com os municípios e, assim, viabilizar a redução das doenças transmitidas pelo mosquito, bem como a ocorrência de óbitos”, explica Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros.

08.10.2024-Aedes controle vetorial 2-Pedro Ricardo

O segundo módulo da qualificação que, neste ano, já foi realizado em Uberaba, Curvelo e, agora, em Montes Claros, aborda vários temas, entre eles: o reconhecimento do território para o trabalho de campo no enfrentamento ao Aedes aegypti; a gestão dos processos de trabalho pelo supervisor; análise de dados para a tomada de decisão e comunicação para as equipes e a população; gestão de insumos e recursos; utilização de informações coletadas por drones e a incorporação de novas tecnologias na eliminação de focos de proliferação do Aedes aegypti.

Na parte prática, a partir desta quarta-feira, 9/10, os supervisores de vigilância epidemiológica e de saúde vão atualizar as técnicas de utilização de equipamentos de ultra baixo volume costal e veicular para eliminação de Aedes aegypti no meio ambiente e dentro de domicílios.

A previsão é de que a Qualificação de Supervisores seja ministrada em três módulos, cada um com 18 horas aulas teóricas e práticas. O último módulo está previsto para ser realizado em 2025.

Pedro Ricardo / Fotos: Pedro Ricardo - SRS Montes Claros