Conscientizar a população sobre a importância de prevenir e tratar doenças do coração. Esse é o objetivo das ações realizadas em alusão à campanha setembro vermelho. Nos dias 24 e 25 de setembro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou o webinário Setembro Vermelho - Cuidando dos Corações de Minas Gerais, voltado para trabalhadores e gestores da saúde com o intuito de discutir ações de prevenção e detecção precoce de fatores causadores das doenças cardiovasculares. De encontro ao Dia Mundial do Coração, celebrado dia 29 de setembro, a Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS) elencou ações recebidas pela Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (Cras) nas quais as instituições e os profissionais da saúde dos municípios de abrangência da Regional apresentaram as mobilizações realizadas durante o mês, sobre o tema.

30.09.2024-Setembro Vermelho1-Divulgação Hospital Regional do Sul de Minas

Em Varginha, o Hospital Regional do Sul de Minas (HRSM) realizou, durante todo o mês de setembro, postagens nas redes sociais com o intuito de sensibilizar a população, pacientes e colaboradores sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde cardiovascular. Os conteúdos informativos e educativos sobre a prevenção de doenças cardíacas incluíram dicas de saúde e informações sobre fatores de risco. Além disso, o hospital concedeu entrevistas com o médico cardiologista e intervencionista Gustavo Eugênio Marinho em diversas emissoras de TV locais, procurando abordar temas como a importância de hábitos saudáveis, sinais de alerta para doenças cardíacas e a relevância de check-ups regulares.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul/Samu), também atuou em prol da causa, produzindo um um vídeo em apoio à campanha, no qual se destaca a importância da saúde cardiovascular e se busca a conscientização da população e dos profissionais de saúde. O vídeo foi divulgado nas redes sociais do Consórcio. “Acreditamos que ações como essa são fundamentais para reforçar a importância da prevenção de doenças cardiovasculares e a relevância de um atendimento ágil e qualificado em situações de emergência”, ressaltou a coordenadora de Enfermagem do CissulL/Samu, Elaine Oliveira.

30.09.2024-Setembro Vermelho2-Divulgação CissulSamu 192

Em São Lourenço, uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com uma padaria local resultou em uma ação feita com 70 colaboradores da empresa, na qual serviços como conferência da carteira vacinal, aplicação das vacinas influenza, hepatite B e dT (contra difteria e tétano), além de verificação e orientações de pressão arterial, glicemia, antropometria, saturação e frequência cardíaca foram oferecidos. O evento foi apoiado pelo Departamento de Saúde do Trabalhador, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Lourenço Velho e Canaã e o curso de enfermagem da Faculdade São Lourenço MG.

Edson Roberto Muniz, referência técnica da Política Estadual de Atenção Hospitalar - Valora Minas e da Rede de Atenção às Urgências e Emergências da SRS Varginha reforça o alerta para os cuidados com a saúde cardíaca. "As doenças do coração estão entre as principais causas de morte em nosso país, porém, muitas delas podem ser prevenidas com mudanças simples no estilo de vida, como uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos e o acompanhamento médico periódico”.

Por Tânia Corrêa / Fotos: Divulgação Hospital Regional do Sul de Minas e Cissul/Samu 192