Com o objetivo de capacitar os profissionais quanto à importância da qualificação da base de dados de vacinação e o monitoramento das coberturas vacinais por meio dos relatórios, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu um treinamento sobre sistemas de informação de vacinação. Os representantes dos municípios foram distribuídos em 3 grupos, nos dias 20/09, 26/09 e 01/10.

O treinamento abordou as funcionalidades do Sistemas de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) e do e-SUS em relação à coleta de dados de vacinação, além dos relatórios de doses aplicadas, coberturas vacinais e possíveis inconsistências na digitação.Para Leila Freitas, referência técnica de imunização SRS, o treinamento visa a qualificação dos registros de vacinação, bem como capacitar as referências municipais para o manuseio dos relatórios de gestão dos dados que subsidiam a tomada de decisões e a revisão de estratégias para o alcance dos susceptíveis (não vacinados) .

Para Graciela de Carvalho, coordenadora de Epidemiologia do município de Caldas, a capacitação foi muito importante para a gestão municipal, mostrando a integração dos dados dos dois sistemas com o objetivo de melhorar os registros de imunização. “O treinamento elucidou as múltiplas funções e filtros dos sistemas, como a emissão de relatórios diversos, o registro correto das doses aplicadas, a identificação e correção das inconsistências, possibilitando o envio de dados fidedignos, e esclareceu muitas outras dúvidas de todas as referências municipais presentes”, disse a coordenadora.

Foto: Otávio Coutinho

Na mesma linha, a enfermeira da Atenção Primária do município de Caldas, Renata Pereira, reforçou a importância do treinamento. “Esperamos que a partir desse treinamento possamos monitorar e acompanhar com mais certeza as coberturas vacinais e os demais indicadores de imunização, possibilitando assim, um melhor acompanhamento por parte das equipes de saúde dos dados de vacinação dos cidadãos”.

O objetivo principal do SI-PNI (Sistemas de Informação do Programa Nacional de Imunizações) é possibilitar aos gestores uma avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro das vacinas aplicadas e do quantitativo populacional vacinado, que são agregados por faixa etária, em determinado período de tempo, em uma área geográfica. Possibilita também o controle do estoque de imunos necessário aos administradores que têm a incumbência de programar sua aquisição e distribuição.

Por Otávio Coutinho