O setembro amarelo é um mês de conscientização sobre a necessidade, cada vez maior, de cuidarmos da saúde mental, especialmente quanto às violências autoprovocadas e prevenção ao suicídio. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem três grupos de fatores de proteção importantes contra o suicídio, sendo relações pessoais fortes, crenças religiosas ou espirituais e práticas de estratégias positivas de enfrentamento e bem-estar.

Além disso, de acordo com a OMS, autoestima elevada, bom suporte familiar, ter crianças em casa, senso de responsabilidade com a família, gravidez desejada e planejada, capacidade de adaptação positiva, capacidade de resolução de problemas e relação terapêutica positiva, também contribuem com a qualidade de vida, diminuindo a depressão e, consequentemente, a propensão ao suicídio. Cuidados também como a prática regular de exercícios físicos, alimentação equilibrada, sono de qualidade e procurar por ajuda profissional são apontados como importantes pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Ao longo do mês de setembro, foram realizadas nos municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba palestras nas unidades de saúde, fábricas e indústrias, levando o tema da prevenção ao suicídio e falando sobre qualidade de vida, autocuidados, a importância de buscar ajuda e de estar atentos aos sinais de risco nas pessoas ao nosso redor. Também foram elaborados murais em escolas, com a parceria dos alunos, materiais digitais para acesso com QR Code e exercícios físicos com idosos, levando o tema para debate.

Viviane Pereira, referência em saúde mental da SRS Uberaba, afirma que o mês de setembro, considerado o mês de prevenção ao suicídio, é realizado para intensificar ações que devem ocorrer o ano todo, mas com ênfase especial na valorização da vida. Ela lembra que “é importante que se peça ajuda sempre que necessário, e que a rede de atenção psicossocial dos municípios esteja bem definida e preparada para acolher e ajudar a quem precisa”.

Busca por ajuda profissional
Edinel Ávila, referência em Vigilância das Violências da SRS Uberaba, explica que as vítimas de violência autoprovocada devem ser encaminhadas para acompanhamento da saúde mental municipal assim que recebem alta do atendimento. O Ministério da Saúde (MS) determina a notificação em até 24h, para a Secretaria Municipal de Saúde, após o atendimento nos serviços de saúde. Ela afirma que “é preciso ficar claro para a sociedade, que essa atitude extrema, de tentar exterminar a própria vida, é um pedido de socorro. É preciso que haja equipes suficientes nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) para atender essa demanda, e nós percebemos que é necessário mais investimento nisso”.

A Rede de Atenção Psicossocial da SRS Uberaba conta com dois Caps tipo II, um Caps Álcool e Drogas (AD) tipo III e um Caps Infantojuvenil, além de leitos de saúde mental em hospital psiquiátrico, no município de Uberaba. Conceição das Alagoas e Sacramento contam com um CAPS tipo I cada, além de leitos de saúde mental em hospital geral. Iturama tem um Caps tipo I e dois leitos de saúde mental em hospital geral, que recebem a microrregião de Iturama. Frutal tem um Caps tipo II, um Caps AD tipo III e 5 leitos de saúde mental em hospital geral, que recebem a microrregião de Frutal. Araxá tem um Caps tipo II, um Caps Infantojuvenil e um Caps AD tipo III. Ibiá tem um Caps tipo I.

Outra forma de buscar ajuda para o cuidado com a saúde mental, é o Centro de Valorização da Vida (CVV). O serviço é disponibilizado por contato telefônico pelo número 188 e possibilita apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma gratuita e sigilosa todas as pessoas que querem e precisam conversar. Também é possível procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e se informar sobre os serviços do SUS de atenção ao sofrimento mental, e/ou com necessidades de saúde decorrentes do uso prejudicial de álcool e drogas.
Saiba mais em www.saude.mg.gov.br/saudemental

Dados do cenário na Regional de Uberaba
Nos 27 municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, foram notificados 858 casos de violência autoprovocada, que é em 90% das vezes, tentativa de suicídio, ao longo de 2024. Deste total, 70% são mulheres, de acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Também foram registrados 43 suicídios, sendo deste total, 77% homens, de acordo com Sistema Informação de Mortalidade (SIM). A ficha de notificação de violência interpessoal e autoprovocada permite a identificação desses dados, a organização dos serviços de saúde e a articulação da rede de proteção às pessoas em situação de violência no Brasil.

As notificações de lesões autoprovocadas tornaram-se obrigatórias em 2011, e são um dado importante, entre outros tipos de violências, como casos suspeitos ou confirmados de violência doméstica/intrafamiliar, sexual, tráfico de pessoas, trabalho escravo, trabalho infantil, tortura, intervenção legal, violências homofóbicas e violências contra pessoas vulneráveis, como crianças, adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e indígenas.

Por Sara Braga / Fotos: Divulgação Secretaria Municipais de Saúde