A cor verde é, por costume, associada à esperança. Mas, no mês de setembro, a esperança é sinônimo de amarelo. A campanha do Setembro Amarelo ocorre durante todo o mês e tem como objetivo central a valorização da vida e o cuidado com a saúde mental.

Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que, nos meses de setembro e outubro, há um aumento no número de suicídio e de registros de tentativas de suicídio que podem estar atreladas à visibilidade do tema ou mesmo a preocupação dos profissionais de saúde em notificar.

Nos municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, a sala de espera de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), local onde pacientes aguardam para fazerem consultas e exames, agora também é utilizada para a promoção da saúde.

Em Belmiro Braga, Rio Novo e Bocaina de Minas, São Nepomuceno, Pequeri, Passa Vinte, Pedro Teixeira entre outros, foram oferecidas palestras sobre a importância do cuidado com a saúde mental. “A sala de espera é um espaço onde o paciente tem a primeira impressão do serviço oferecido. Por isso é importante que o ambiente seja acolhedor, confortável e funcional, para que o paciente se sinta seguro e confiante”, ressalta a enfermeira Adriane Osório.

Em Maripá de Minas, a saúde mental dos trabalhadores também foi abordada. “O objetivo é discutir a importância de conhecer e gerir as emoções para se tornar mais forte e adaptável no ambiente profissional”, explicou a enfermeira Tagiane Gonçalves. Uma das dinâmicas propostas foi a caixinha do desabafo. Nela, as pessoas podem colocar mensagem expressando sentimentos ruins. A caixinha será queimada no final da campanha.

Nos municípios de Piau e Descoberto as equipes de saúde também tiveram como público-alvo alunos de escolas públicas. Em Chiador, as gestantes também foram orientadas sobre a saúde mental durante a gravidez.

A orientação para as pessoas que necessitarem buscar ajuda, é ligar para o Centro de Valorização da Vida, número do telefone 188, ou procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, outras dicas que são importantes para o cuidado com a saúde mental.

· Prática regular de exercícios físicos;
· Alimentação equilibrada;
· Sono de qualidade;
· Procurar por ajuda profissional - Quando os desafios mentais forem difíceis de enfrentar sozinho, buscar ajuda de um profissional de saúde mental é uma medida crucial para a recuperação.

Para mais informações, acesse https://www.saude.mg.gov.br/saudemental

Por Jonathas Mendes: Fotos: Divulgação municípios