A Coordenação de Assistência Farmacêutica (CAF) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares realizou, no dia 24/9, a Oficina de Abertura de Processos – Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf). O evento visou aprimorar os processos de solicitação de medicamentos do Componente Especializado - estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível ambulatorial -, enviados pelos municípios descentralizados da macrorregião de Saúde Leste. A oficina visou promover mais agilidade no acesso aos medicamentos do Ceaf, com impacto positivo na saúde pública e de forma a garantir que esses medicamentos cheguem com mais eficiência para a população.

O encontro, que faz parte da estratégia de fortalecimento regional da Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCEAF), contou com a participação de farmacêuticos municipais que atuam na abertura de processos e visou minimizar erros que possam atrasar o acesso a medicamentos essenciais.

Oficina de Abertura de Processos – CEAF na SRS Governador Valadares

Atualmente, 46 municípios da região estão implementando a Política. Em resposta a essa demanda, a Coordenação de Assistência Farmacêutica da SRS Governador Valadares tem promovido capacitações contínuas para os farmacêuticos que atuam no Ceaf, buscando apoiar a qualificação do trabalho.

Durante a oficina, foram apresentados o cenário atual da macro Leste, os resultados dos indicadores de processos e os principais motivos de pendências nas solicitações. Os participantes também receberam orientações sobre a análise de pedidos de aumento de dose em protocolos, como Deficiência do Hormônio de Crescimento e Puberdade Precoce.

Oficina de Abertura de Processos – CEAF na SRS Governador Valadares

Prisciane Gualberto, farmacêutica da cidade de Mathias Lobato, destacou que a oficina foi um momento importante de trocas de experiências e conhecimentos. Ela ainda realçou que essas iniciativas são de grande importância para sanar dúvidas em relação aos processos e também promover a aproximação de colegas de profissão. “A oficina foi maravilhosa, muito satisfatória e espero que outras possam ocorrer, no decorrer do ano, para que possamos aprender cada vez mais e melhorar nosso desempenho na abertura dos processos”, finalizou.

Oficina de Abertura de Processos – CEAF na SRS Governador Valadares

O farmacêutico coordenador da cidade de São Geraldo da Piedade, Rafael dos Anjos, relatou que o encontro foi um momento relevante para o esclarecimento de dúvidas sobre a abertura de processos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. Ele ainda ressaltou que a troca de experiências e interações entre os representantes municipais tornaram o dia muito proveitoso e produtivo.

A expectativa é que a oficina tenha como desdobramentos efeitos significativos na redução de erros no cadastro das solicitações nos sistemas, evitando retrabalhos e promovendo mais agilidade no acesso aos medicamentos do Ceaf, impactando assim positivamente a saúde pública e garantindo que os medicamentos cheguem de forma mais eficiente à população.

Por Geovana Ferreira - estagiária sob supervisão / Fotos: Geovana Ferreira