A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares realizou, no dia 17/9, o I Encontro de Consórcios Intermunicipais de Saúde da Macro Leste para alinhamentos sobre o cenário e os principais desafios de saúde na macrorregião de saúde. O evento contou com a presença de representante do Núcleo de Consórcios de Saúde da Subsecretaria de Regionalização / SES-MG, de todos os consórcios de saúde da região, de representantes dos municípios e da equipe técnica da Regional, envolvendo um público aproximado de 45 participantes.

O encontro buscou aprimorar a aproximação e inserção dos consórcios generalistas nesse contexto, com as referências técnicas da SRS Governador Valadares e também com os gestores municipais de saúde, visto o aumento dos investimentos da SES-MG em estratégias para políticas de saúde junto aos Consórcios de Saúde.

I Encontro de Consórcios Intermunicipais de Saúde da Macro Leste na SRS Governador Valadares

Os consórcio de saúde atuantes na região são Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Doce (Cisdoce), Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Suaçuí (Cisvas), Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião Norte do Rio Doce (Consonorte) e Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Rio Doce (Consardoce).

Durante a reunião, foram discutidos os consórcios e seu papel institucional nos sistemas microrregionais de saúde, com foco nas políticas da SES-MG para o fortalecimento dessas iniciativas. Além disso, também foi apresentado o cenário epidemiológico e sanitário da macrorregião, com ênfase no Plano Diretor de Regionalização (PDR) e na Análise da Situação de Saúde da região Leste, ressaltando a importância dos consórcios conhecerem o cenário de seus territórios, e suas necessidades respectivas, para melhor atender aos municípios.

O evento contou com a apresentação de dois documentos importantes produzidos pela Coordenação de Regionalização (CR) em 2024. O primeiro documento foi a cartilha dedicada aos Consórcios de Saúde, que visa orientar os gestores e os consórcios quanto aos aspectos financeiros, administrativos e assistenciais desses serviços. Além disso, objetiva também mostrar o cenário da macrorregião onde estão inseridos, para que, diante de seu papel e responsabilidades, possam estar atentos às necessidades, vazios e gargalos, considerando as legislações e normativas do Sistema Único de Saúde (SUS) e vislumbrando ações para aprimorar e otimizar o acesso dos usuários a serviços que sejam cada vez mais eficientes e com qualidade.

O segundo documento mostrado foi o Relatório de Diagnóstico Situacional dos Consórcios na Macrorregião Leste, que conta com dados relevantes sobre a produção e a carteira de serviços disponibilizados por cada um, além de identificar os desafios enfrentados por esses serviços na região.

No encontro também foi exposto pela Coordenação de Regulação da SRS Governador Valadares um panorama do monitoramento e a atualização das estratégias e ações de fomento da SES-MG, destacando iniciativas como FarmaCIS, Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants), Vacimóvel e Transporta SUS.

Guilherme Freire, servidor do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da Regional de Governador Valadares, destacou que o evento foi uma excelente oportunidade de aproximar os consórcios da gestão municipal e das áreas técnicas da superintendência. Ele também salientou que as apresentações, além de informações e orientações necessárias, sensibilizaram para a integração dos processos vinculados aos consórcios intermunicipais.

Nathalia Rosa Siqueira, secretária executiva da Consonorte, expressou sua satisfação com o evento realizado. “No encontro, a abordagem dos assuntos foi feita com uma linguagem clara e objetiva, alinhada à nossa realidade. Além de ser esclarecedor e otimista, superou minhas expectativas, proporcionando conhecimentos valiosos que certamente contribuirão para o nosso desenvolvimento”.

A expectativa é de que o evento tenha possibilitado um aprimoramento no diálogo entre os consórcios da macro Leste e os gestores municipais, alinhados às necessidades de cada microrregião, resultando em ações mais assertivas para garantir uma saúde de qualidade ao cidadão. Além disso, há a expectativa de que o monitoramento eficiente dessas estratégias e políticas, garantindo ampla divulgação dos resultados, auxilie o desenvolvimento de um sólido processo de governança, favorecedor da entrega de valor em saúde para os usuários do SUS.

Por Geovana Ferreira - estagiária sob supervisão / Fotos: Geovana Ferreira