O zagueiro Lyanco, do Clube Atlético Mineiro, revelou tratar de crise de ansiedade após o jogo de quartas-de-final da Copa Libertadores, em 25 de setembro, em jogo contra o Fluminense. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência de transtornos de ansiedade no mundo, com cerca de 9,3% da população sofrendo de ansiedade patológica. Mas, o que é ansiedade? Quando se torna um transtorno? Como proceder se tiver sintomas?

Ansiedade também afetas atletas de futebol

A ansiedade é uma reação emocional que pode surgir em qualquer momento da vida. Ela ajuda o corpo a se adaptar a situações desconhecidas e a alertar em momentos de perigo. No entanto, quando a ansiedade se torna exagerada e persistente, ela pode atrapalhar a vida diária.

Os principais sintomas de crise de ansiedade são: sensação de que algo de ruim pode acontecer; medo de perder o controle; coração acelerado; náuseas e/ou desconforto no abdome; dor no peito; sensação de falta de ar, sufocamento ou respiração acelerada e tremores e/ou suor excessivo.

Para o acesso aos serviços de saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS), a Rede de Apoio Psicossocial (Raps) possui papel estratégico. A saúde mental é essencial e os Centro de Apoio Psicossociais (Caps) estão estruturados para atendimento multidisciplinar e de forma mais próxima à população. "No âmbito do SUS, a Rede de Atenção Psicossocial oferta tratamento em saúde a pessoas vivendo com algum tipo de sofrimento mental, incluindo acolhimento, acompanhamentos individuais e coletivos e cuidado intersetorial" , explica a referência da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte, Viviane Maciel.

27.09.2024-Ansiedade1-Copilot

Orientações da SES-MG
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), caso sinta sintomas ou tenha demanda de outros fatores de saúde mental, o cidadão deve:
• Buscar atendimento, preferencialmente, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Em caso de impossibilidade, buscar atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O fluxo de atendimento ocorre da seguinte forma:
• Em casos de atenção à crise, a equipe que ofertar o primeiro atendimento - seja Atenção Primária à Saúde (APS), UPA, Samu ou pronto atendimento do Caps de referência para discussão do caso e encaminhamento responsável.
• Caso o paciente se apresente estabilizado, porém com ideações suicidas e/ou sofrimento mental, seu atendimento será feito na Unidade Básica de Saúde. Contudo, se o usuário necessitar de auxílio médico devido a tentativa de suicídio, automutilação e/ou crise, ele necessitará primeiramente ser atendido nos serviços de urgência e emergência, como as UPAs, hospitais e pronto socorros, e deverá ser encaminhado, conforme fluxo assistencial pactuado.
• Após esse primeiro atendimento emergencial, ou caso o usuário esteja estável clinicamente, não precise desses cuidados, deverá ser direcionado, por meio de um encaminhamento, para a APS ou Caps de referência do município para realizar o acompanhamento.
• De acordo com as normativas vigentes, a internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. Se, a partir de análise minuciosa e avaliação psicossocial do paciente, a equipe de saúde observar a identificar a necessidade de internação hospitalar, o usuário deverá ser acolhido de acordo com a grade de referência dos municípios da área de abrangência da regional de saúde, considerando a importância do cuidado no território, próximo aos familiares com vistas a manutenção dos laços sociofamiliares.

Tipos de Transtornos de Ansiedade
Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), quatro tipos são englobados no conceito de transtornos de ansiedade: o Transtorno de Pânico, o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), o Transtorno de Ansiedade Social ou Fobia Social e o Transtorno de Ansiedade Generalizada. Eles se manifestam da seguinte forma:
1 -Transtorno de Pânico: Ataques de pânico repentinos com sintomas como sufocamento, taquicardia e sensação de morte.
2 -Transtorno Obsessivo Compulsivo: Pensamentos obsessivos e compulsões que causam ansiedade.
3 -Transtorno de Ansiedade Social: Ansiedade em situações sociais, causando tremores e suor excessivo.
4 -Transtorno de Ansiedade Generalizada: Ansiedade constante e prolongada, sem relação com situações específicas.
Transtorno de Ansiedade na Infância: Crianças podem apresentar sintomas físicos como dor de cabeça e alterações no sono. Sinais de ansiedade excessiva incluem angústia constante e medo sem justificativa.

Por Leandro Heringer / Fotos: Leandro Heringer / Ilustração: Copilot