Formado por pessoas de 10 a 19 anos, a adolescência é a fase que marca a passagem da infância para a vida adulta. Durante esse período, as pessoas experimentam grandes transformações físicas, emocionais e psicológicas. Por isso, ao celebrar o Dia do Adolescente, comemorado em 21 de setembro em todo o Brasil, é fundamental lembrar da importância do cuidado com a saúde nesta fase.

Crédito: Banco de imagens

Lírica Salluz Pereira, diretora de Gestão da Integralidade do Cuidado da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), afirma que essa é uma fase peculiar de desenvolvimento e, portanto, o adolescente necessita de um cuidado integral que inclua os aspectos biológicos, psicológicos, comportamentais e sociais. 
 
“Dentro do sistema público, temos serviços para atender a essa população. As Unidades Básicas de Saúde oferecem atendimento e acompanhamento em todos os aspectos. São realizadas ações de promoção à saúde, prevenção de doenças, bem como alguns tratamentos, caso esse jovem necessite. Além disso, as UBS realizam encaminhamentos para a atenção especializada ou hospitalar se a condição de saúde necessitar”, disse a diretora.
 
Lírica afirma ainda que acolher, escutar e dar voz ao adolescente é essencial para garantir seu desenvolvimento saudável e promover uma sociedade mais inclusiva. A comunicação com o adolescente deve ser envolvente, acessível e reconhecer seus desafios e desejos. Abordar temas como saúde mental, autocuidado, nutrição, imunização, atividade física e relações saudáveis pode ressoar fortemente, desde que feito com uma linguagem direta e inclusiva. 
 
“Além disso, os serviços de saúde devem oferecer apoio aos familiares. Os responsáveis pelos adolescentes devem ser orientados a escutar esse jovem, a dar atenção, se mantendo próximos dos seus filhos nesse processo de desenvolvimento”, afirma. 
 
Serviços
As Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada para receber as demandas de saúde do adolescente. As unidades oferecem atividades de promoção, prevenção e assistência à saúde. “O adolescente não precisa procurar o serviço de saúde somente em situações de adoecimento. Ele pode procurar as unidades para receber orientações, participar de atividades grupais e educativas, tirar dúvidas, se vacinar, ser acolhido em suas necessidades psicossociais e físicas”, afirma Lírica Salluz.
 
As Unidades Básicas de Saúde pertencem à rede municipal. Assim, cada cidade tem uma organização do seu serviço. Para conhecer as atividades e tipos de atendimentos ofertados na UBS da sua cidade é necessário procurar a Equipe de Saúde da Família responsável pela localidade da sua residência. 
 
As Unidades Básicas de Saúde são os principais serviços para acolhimento e atendimento do público adolescente, nelas são ofertados atendimentos de demanda programada (agendado), atendimentos agudos de menor gravidade, imunizantes (vacinas), métodos contraceptivos, testes de gravidez e testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). 
 
Além disso, são ofertadas atividades em grupo, parcerias e ações intersetoriais, conforme os serviços localizados nos territórios das UBSs. Mas as UBS  não são os únicos pontos de atenção. Os adolescentes podem contar também com os serviços de assistência social, educação, cultura e esporte, centros e associações comunitárias, ONGs, entre outras. 
 
Vacinas para adolescentes
A vacinação é a melhor maneira de proteger os adolescentes contra doenças imunopreviníveis. O Sistema Único de Saúde (SUS), disponibiliza a vacina contra o vírus HPV para meninas e meninos de 9 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).
 
Outra vacina disponível nos postos de saúde  para os adolescentes de de 11 e 14 anos de idade, a depender a situação vacinal, é a Meningocócica ACWY (Conjugada), que protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, W e Y. 
 
Atualmente a cobertura vacinal contra a HPV em Minas Gerais está abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde. Segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, apenas 41,37% dos meninos e  68,96% das meninas se vacinaram com as duas doses. Já a cobertura vacinal acumulada (2019 a 2022) da vacina ACWY em Minas Gerais está em 76,50%. A meta recomendada para a vacina HPV e ACWY é de 80%.
 
Dia do adolescente
O Dia do Adolescente foi instituído em 1996 por intermédio de um projeto de lei de autoria do então deputado federal Horácio de Matos Neto, que estabeleceu o dia 21 de setembro como data oficial de comemoração em todo o País.

Por Jornalismo SES-MG