Com direito a apresentação de um dos cinco melhores trabalhos selecionados em nível nacional, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou nesta quarta-feira, 18, a participação na XXVI Jornada Nacional de Imunizações, que está sendo realizada em Recife. No que é considerado o maior evento mundial voltado para o debate e apresentação de iniciativas que proporcionam o avanço das campanhas de vacinação, a Jornada conta com a participação de quinze profissionais, sendo dez atuantes no nível central da SES-MG, em Belo Horizonte, e cinco nas Unidades Regionais de Saúde de Montes Claros, Pirapora e Unaí.
Sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a Jornada que prossegue até sexta-feira, 20, conta com a participação de especialistas de várias instituições, entre elas o Ministério da Saúde; Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS); a Sociedade Brasileira de Infectologia; Associação Brasileira de Alergia e Imunologia; Instituto Butantan; Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
Ao lembrar que as campanhas de vacinação são reconhecidas como uma das mais eficazes estratégias para preservar a saúde da população e fortalecer uma sociedade saudável e resistente a doenças, a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-MG, Aline Lara Cavalcante Oliva, entende que “a presença de profissionais do estado na XXVI Jornada de Imunizações reforça a busca de soluções conjuntas e atualização sobre as mais recentes estratégias de imunização”.
Ainda de acordo com a superintendente, a redução das coberturas vacinais no país nos últimos anos é um desafio que exige ação conjunta e imediata envolvendo os governos estadual e federal, bem como os municípios.
“O Programa Nacional de Imunizações representa um marco histórico nesta jornada e a participação de servidores da Secretaria de Estado da Saúde se torna vital para a revitalização das altas coberturas vacinais que outrora foram uma referência internacional. O intercâmbio de ideias e experiências durante a XXVI Jornada Nacional de Imunizações pode oferecer insights valiosos sobre como abordar e superar essa questão”, avalia Aline Lara.
Apresentações
No primeiro dia de realização da XXVI Jornada Nacional de Imunizações, a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Dias Gusmão, apresentou trabalho que foi selecionado como um dos cinco melhores do evento. O tema abordado foi “Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização da Vacina Dengue”.
Outros trabalhos da SES-MG que estão sendo apresentados durante a Jornada são: Diagnóstico Situacional das Salas de Vacina do Estado de Minas Gerais; Excursão de Temperatura com Vacinas do Programa Nacional de Imunizações em Minas Gerais no Ano de 2022; Avaliação do Impacto da Vacina Pneumocócica Conjugada 10 na Incidência da Meningite Pneumocócica em Minas Gerais no período de 2006 a 2023; Associação entre fatores contextuais e cobertura da vacina meningocócica ACWY de adolescentes do Estado de Minas Gerais; Eventos supostamente atribuíveis a imunização ou vacinação em crianças de Minas Gerais; Avaliação da Situação Vacinal dos Adultos Atendidos no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais; Crie Virtual: Análise dos Pacientes que buscam imunobiológicos especiais virtualmente em Minas Gerais; Relato da Estratégia para descentralização dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais no Estado de Minas Gerais; Implementação dos Serviços de Atenção Especializada Ampliados.
Além da superintendente de vigilância em saúde, Aline Lara Oliva e da coordenadora do Programa de Imunizações, Josianne Gusmão, participam da XXVI Jornada Nacional de Imunizações os seguintes profissionais do nível central da SES-MG: Adriano Ferreira Matos; Aline Mendes Vimeiro; Cássia Adriana Lucci Arieiro; Fernanda da Silva Barbosa; Jeniffer Carolina Queiroz Rocha; Maria Nazaré Marques Moreira; Natatia Santana Carvalho e Roberta Barros da Silva.
Montes Claros
Também nesta quarta-feira, a referência técnica da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, Amanda Andrade Costa apresentou trabalho que está sendo executado no Norte de Minas voltado para o “Aprimoramento da Imunização Antirrábica: Implementação do Protocolo de Enfermagem”.
Trata-se de projeto pioneiro iniciado em fevereiro deste ano no Norte de Minas, coordenado por Amanda Costa e validado por equipe multidisciplinar atuante nas coordenadorias de vigilância Epidemiológica e de Saúde da SRS e em secretarias municipais de saúde. Com a expectativa de que possa ser difundido para os 853 municípios do Estado, o Protocolo visa agilizar o atendimento de pessoas vítimas de acidentes com animais transmissores da raiva, uma vez que se trata de doença com alta taxa de letalidade.
“O objetivo é validar a prática da enfermagem e ampliar as atribuições do (a) enfermeiro (a) na atenção primária da rede municipal, através de um guia simples e prático para a consulta do profissional quanto à prescrição de vacina, soro ou imunoglobulina antirrábicos”, explica Amanda Costa.
A apresentação do Protocolo que foi iniciada em fevereiro deste ano, em Montes Claros, já alcançou 290 enfermeiros e já foi adotado por 19 municípios do Norte de Minas. Doze localidades são integrantes das áreas de atuação da SRS de Montes Claros e sete são jurisdicionadas à Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora.
Por se tratar de projeto pioneiro, a coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes avalia que “o fato do trabalho ter sido selecionado para apresentação na Jornada Nacional de Imunizações demonstra que a iniciativa dos profissionais do Norte de Minas pode ser disseminada para outras regiões do país e, com isso, agilizar os atendimentos de pessoas acometidas pela raiva e, salvar vidas”
Pirapora e Unaí
A Gerência Regional de Saúde de Pirapora está presente na XXVI Jornada Nacional de Imunizações com dois trabalhos: Vacinação Extramuros: Estratégia com incentivo financeiro para ampliação das coberturas vacinais no Norte de Minas Gerais (Flávia Rocha Teixeira Mota); e Novos Olhares para Retomar as Altas Coberturas Vacinais no Norte de Minas Gerais: Uma Análise Regional sobre a Perspectiva das Equipes Municipais (Diana Aparecida Oliveira de Menezes).
Já a GRS de Unaí está apresentando três trabalhos na XXVI Jornada Nacional de Imunizações: Uso Racional de Soroterapia em Acidentes com Animais Peçonhentos; Projeto de Parceria para o Aumento da Produção de Soro Antiescorpiônico na Microrregião de Unaí (Lucas Mendes Diniz); e Vacinação em Ambiente Escolar em Municípios da Região Noroeste de Minas Gerais (Luciene Lourenço Mota).