Conforme a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), uma das principais estratégias para sua implementação eficaz é a coleta de informações e a avaliação da situação de saúde dos trabalhadores. Buscando conhecer melhor o cenário regional e disseminar informações acerca do tema, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, por meio da referência técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), Priscila Câmara de Moura, elaborou o Boletim Informativo sobre Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho.

Conforme registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), foram registradas no Brasil, em 2022, 392.575 Notificações Relacionadas ao Trabalho. Já em Minas Gerais, de acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, foram 36.765 casos notificados em 2022.

Segundo Priscila Moura, a análise é crucial para definir prioridades que reflitam as condições reais de saúde e trabalho, as necessidades das populações e as demandas específicas. “Com base nesses dados, é possível ampliar o acesso dos trabalhadores a serviços de saúde que promovam, protejam e proporcionem cuidados completos nos diferentes locais de trabalho. Além disso, espera-se, a partir do material produzido, subsidiar gestores e profissionais de saúde na tomada de decisão e na programação das ações”, enfatizou a referência técnica.

12.07.2024-Banco de Imagens Fiocruz

A publicação apresenta dados de Acidente de Trabalho Grave, Acidente de Trabalho com Exposição a Material Biológico, Dermatose Ocupacional, Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho, Intoxicação Exógena Relacionada ao Trabalho, Acidente por Animais Peçonhentos Relacionado ao Trabalho, Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) e Câncer Relacionado ao Trabalho. Em relação aos agravos Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) e Pneumoconiose, não houve registro de nenhum caso no período avaliado na área da SRS Ponte Nova no período de 2019 a 2023.

Segundo a coordenadora do Nuvepi, Thiany Oliveira, a Saúde do Trabalhador é uma área negligenciada no âmbito da saúde, sendo fundamental conhecer os dados relacionados aos acidentes de trabalho e às doenças ocupacionais. “O boletim permite dar visibilidade e alertar sobre a associação de várias doenças acompanhadas e tratadas pelas Equipes de Saúde da Família com a vida ocupacional. O ambiente de trabalho, as circunstâncias em que ele ocorre e diversos outros fatores psicossociais refletem diretamente nas condições de saúde dos trabalhadores”, destacou.

Acidente de trabalho
Um Acidente de Trabalho (AT) é considerado um evento inesperado, causado por fatores não naturais, que interfere ou interrompe o andamento normal de uma atividade profissional. De 2019 a 2023, foram registrados 889 Acidentes de Trabalho no Sinan. O município de Ponte Nova, no ano de 2023, foi o município com o maior número de casos notificados (68), seguido por Viçosa (36) e Jequeri (34). Destaca-se que seis municípios não notificaram nenhum caso de acidente de trabalho em 2023, chamando atenção para uma possível subnotificação. “Ressalto a importância de se aprimorar os sistemas de vigilância e incentivar a notificação precisa e abrangente”, observou a referência técnica do Nuvepi, Priscila Câmara de Moura.

Outro ponto levantado no boletim está relacionado ao Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho. Entre os anos de 2019 e 2023, foram notificados 4 casos. “Nos últimos anos, os métodos de trabalho mudaram significativamente devido à globalização e às novas formas de organização no ambiente laboral. A flexibilização e a precarização do trabalho, combinadas com avanços tecnológicos, têm aumentado os conflitos nas relações de trabalho e causado um grande impacto tanto físico quanto mental nos trabalhadores”, apontou Priscila.

A referência técnica acrescentou que a identificação dos casos e a notificação faz parte da vigilância do agravo, como forma de alertar precocemente e identificar grupos e fatores de risco para atuação de forma preventiva.

Priscila Moura concluiu a análise destacando que o compromisso contínuo com a Vigilância em Saúde do Trabalhador e a implementação de estratégias eficazes são passos fundamentais para o bem-estar da força de trabalho e para promover ambientes de trabalho mais seguros. O conteúdo completo do Boletim Informativo está disponível aqui. https://saudemg-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/priscila_moura_saude_mg_gov_br/ERd0SLV67K9PrqaRWhSMAWABjZGefv0kwVCCNm_EmxNqWA?e=N4fBq3

Por Tarsis Murad / Foto: Banco de Imagens Fiocruz