A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba realizou, no dia 10/7, o segundo encontro de acolhimento aos novos médicos do Programa Mais Médicos pelo Brasil (PMMB). O evento foi realizado no auditório da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com o objetivo de acolher os profissionais, bem como aproximá-los das referências técnicas federais, estaduais e municipais.

A macrorregião de Saúde Triângulo Sul, com o 28º ciclo do Programa Mais Médicos, recebeu 74 (setenta e quatro) novos médicos.

Segundo Ana Maria de Oliveira Bernardes, superintendente da SRS Uberaba, os profissionais chegam para integrar as equipes da Atenção Primária à Saúde (APS), o que deve impactar em aspectos que levem à melhora da qualidade assistencial, de forma que os novos médicos sejam sensibilizados a intervir na melhoria dos indicadores de saúde dos municípios onde atuarem.

Acolhimento dos profissionais do Programa Mais Médicos em Uberaba

“É fundamental para o êxito necessário a atenção primária seja resolutiva e qualificada. Por isso o acolhimento visa integrá-los à realidade atual da macrorregião, buscando uma prospecção de um futuro melhor e com mais qualidade nos serviços de saúde para a população. A chegada dos novos médicos é muito representativa na região, pois significa um acréscimo mínimo de 20% de cobertura populacional”, afirmou.

No acolhimento foram abordados temas como o novo financiamento federal para a Atenção Primária à Saúde; apresentação do Plano Estadual de Enfrentamento à Mortalidade Materno Infantil; Política de Promoção à Saúde; a importância das Vigilâncias em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância Laboratorial.

Acolhimento dos profissionais do Programa Mais Médicos em Uberaba

Valéria Salomão, referência técnica do Ministério da Saúde (MS), ressaltou a relevância dos temas discutidos no acolhimento. “Foram abordados temas importantes para a prática dos médicos e para orientação dos gestores para programar ações estratégicas de enfrentamento das ações críticas nos seus municípios”, pontuou.

A coordenadora das Redes de Atenção à Saúde (Cras), Camila Zurzolo, destacou a importância desse momento com os médicos para o alinhamento das informações mais relevantes a respeito da assistência dentro da Atenção Primária à Saúde. “Esse momento foi primordial para o estreitamento da relação entre os profissionais do Programa Mais Médicos e a coordenação de Redes de Atenção à Saúde, objetivando o aperfeiçoamento do atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)”, avaliou.

Segundo a médica Jussara Soler de Queiroz, a necessidade contínua de aperfeiçoamento e interação é algo fundamental. “Precisamos disso sempre, para que possamos desempenhar um bom serviço na ponta, que são nossas estratégias de saúde da família”, disse.

Por Superintendência Regional de Saúde de Uberaba / Fotos: Maurício Oliveira