Montes Claros sediará nesta quinta-feira (11/7), encontro de acolhimento de 40 médicos intercambistas que, a partir deste ano, passam a trabalhar em 21 municípios do Norte de Minas como integrantes do Programa Mais Médicos, coordenado pelo Ministério da Saúde (MS). O evento será realizado a partir das 8h30, no auditório do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Área Mineira da Sudene (Cimams).

Para o acolhimento dos novos profissionais o evento contará com a participação de representantes do Ministério da Saúde; da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), representada pela Superintendência e pela Gerência Regional de Saúde de Montes Claros e Pirapora, respectivamente; Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems); supervisores e tutores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e coordenadores municipais de Atenção Primária à Saúde (APS).

Serviços de saúde de Montes Claros recebem reforço de dez profissionais do Programa Mais Médicos

O coordenador de Redes de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, João Alves Pereira explica que “o Módulo de Acolhimento e Avaliação do Programa Mais Médicos é uma etapa que ocorre de modo presencial, envolvendo os profissionais, gestores municipais de saúde e a SES-MG, com o objetivo de contextualizá-los sobre os serviços de atenção primária que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), bem como o funcionamento das redes de atenção à saúde”.

Ao todo, o Módulo de Acolhimento e Avaliação compreende 140 horas sob a coordenação dos ministérios da Saúde e da Educação, contemplando conteúdo mínimo da legislação referente ao sistema de saúde brasileiro; funcionamento e atribuições do SUS; protocolos clínicos de atendimentos e código de ética médica.

Outras vinte horas são de responsabilidade dos municípios e do Estado, com abordagem de protocolos e diretrizes específicas dos locais onde os médicos vão trabalhar.

Norte de Minas
Patrícia Lima Magalhães, referência técnica da Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde explica que para a área de atuação da SRS Montes Claros foram selecionados 36 médicos para trabalhar em 18 municípios. As localidades contempladas são: Montes Claros (dez médicos); Salinas (quatro); Espinosa (três); Bocaiuva, Ninheira, Riacho dos Machados e Santa Cruz de Salinas (dois médicos para cada município); Berizal, Cristália, Indaiabira, Jaíba, Jequitaí, Padre Carvalho, Pai Pedro, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Rubelita e São João do Paraíso (um médico para cada município).

Outros três municípios da Gerência Regional de Saúde de Pirapora também vão receber quatro médicos intercambistas: Várzea da Palma (dois); Pirapora e Santa Fé de Minas (um médico para cada localidade).

Programação
Com duração de quatro horas, nesta quinta-feira (11/7), o acolhimento dos profissionais que passarão a atuar no Norte de Minas por meio do Programa Mais Médicos contemplará a abordagem de vários temas. Entre eles estão: panorama e perspectivas dos programas de provimento profissional; apresentação das competências dos gestores e profissionais; atribuições dos tutores e supervisores no processo educacional; apresentação da proposta de continuidade do acolhimento, com a realização de etapas presenciais e por videoconferência.

Por Pedro Ricardo / Foto: Ascom - Prefeitura de Montes Claros