A Superintendência Regional de Saúde (SRS) Alfenas, realizou, no dia 8/7, a oficina de Capacitação de profissionais para o Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) contra a poliomielite e o sarampo. A oficina foi conduzida pelos setores de Imunização e Atenção Primária à Saúde (APS) da Regional e contou com a participação dos profissionais da Imunização e de APS dos 24 municípios do território.

Foram trabalhadas na capacitação as novas ferramentas de vigilância para a vacinação infantil, visando identificar as pessoas não vacinadas e as ações que devem ser realizadas na Regional.

10.07.2024-Vacinação 2-Maria Goreti M. M. Michailidis

Maria Goreti Michalidis, referência técnica do setor de imunização da SRS Alfenas, ressaltou “a importantância do monitoramento ser realizado nos municípios conforme protocolo do Ministério da Saúde (MS), constatando a vacinação em dia e proporcionando o acesso ao imunizantes para as crianças que estão com o cartão de em atraso”, destacou Maria Goreti.

O Monitoramento das Estratégias de Vacinação é uma ação que visa avaliar a situação do público alvo contra poliomielite e o sarampo em determinadas localidades. Esta ação é desenvolvida por meio de visita casa a casa, a fim de verificar a situação vacinal das crianças menores de 5 anos, possibilitando identificar áreas onde há concentração de não vacinados. A cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde é de 95%, tanto para a vacina contra a poliomielite quanto para o sarampo (tríplice viral)

Por Superintendência Regional de Saúde de Alfenas / Fotos: Maria Goreti M. M. Michailidis