O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de São João del-Rei promoveu, no dia 3/7, uma oficina de capacitação de profissionais de saúde para o Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) contra a poliomielite e o sarampo, no auditório das vigilâncias da GRS. O evento contou com a participação de referências de Imunização e de profissionais de Atenção Primária à Saúde (APS) dos dezoito municípios que fazem parte da microrregião de Saúde de São João del-Rei.

A referência técnica em Imunização do Nuvepi, Luciano Santos, explicou sobre a relevância do acompanhamento do processo das coberturas vacinais nos territórios. “Esse Monitoramento das Estratégias de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo é importante para garantirmos as ações de vacinação que reduzem as lacunas de imunidade e atualização do cartão de vacinação do público-alvo, que são crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias”, destacou.

10.07.2024-vacinação1-Luciano Santos

Luciano Santos, salientou ainda que as referências municipais em imunização e profissionais de Atenção Primária à Saúde (APS) do território estão empenhadas para iniciar em seus municípios o monitoramento proposto na capacitação . “Esse é o momento para intensificar a vacinação, em busca de melhorias nas coberturas vacinais na região e garantindo mais proteção para as crianças do território”, reforçou.

A importância da capacitação para melhoria da cobertura vacinal na regional foi destacada por Gleicimara Gonzaga, referência técnica em Imunização do município de Prados. “As informações sobre o monitoramento foram trabalhadas na capacitação de forma clara. Além disso, foram apresentados os números, a forma de preenchimento das informações na base de dados e também pactuamos metas de vacinação para os municípios do território, tudo isso traz a uniformização dos processos de trabalho na ponta”, enfatizou a referência.

Por Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei / Fotos: Luciano Santos