A Superintendência Regional da Saúde (SRS) de Governador Valadares participou, no dia 6/7, da inauguração de um novo Centro de Imagem em São João Evangelista e de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Marilac. Essas ações representam importante avanço para a macrorregião de Saúde Leste e visam potencializar a infraestrutura de serviços de saúde, ampliando as possibilidades de um cuidado integral e qualificado à população.

O Centro de Imagens contou com o investimento do Governo de Minas de, aproximadamente, R$ 4 milhões, por meio do Programa Valora Minas, que é voltado para a atenção hospitalar. A UBS está inserida na Política Estadual de cofinanciamento da Atenção Primária à Saúde (APS), refletindo o compromisso contínuo do Estado em melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.

Inauguração de um Centro de Imagem em São João Evangelista

As inaugurações que ocorreram no dia 6/7 fazem parte de um projeto maior do Governo do Estado, em colaboração com os municípios, focado na implementação de Redes de Atenção, coordenadas pela Atenção Primária à Saúde (APS) e apoiadas por sistemas de diagnóstico. O objetivo é assegurar a integralidade do cuidado, reforçando os processos de trabalho e a colaboração entre serviços nas microrregiões por meio do Projeto Saúde em Rede.

As iniciativas envolvem a Coordenação de Redes de Atenção à Saúde, abrangendo áreas de atenção hospitalar, urgência e emergência, além da APS. O público-alvo principal são os cidadãos dos municípios beneficiados e suas respectivas equipes de saúde.

inauguração de um Centro de Imagem em São João Evangelista

Serviços de saúde mais perto da população
Em São João Evangelista, o novo Centro de Imagem oferece exames essenciais como tomografia, ultrassom e mamografia, serviços que ampliarão significativamente o acesso diagnóstico na microrregião de Saúde de Guanhães. Já em Marilac, município que faz parte da microrregião de Governador Valadares, a UBS reformada está equipada com modernas instalações para receber duas equipes de Saúde da Família e duas equipes de Saúde Bucal, modalidade I, proporcionando um ambiente acolhedor e eficiente para a atenção primária.

Carolina Laviola, coordenadora da Atenção à Saúde da SRS Governador Valadares, destacou a importância das inaugurações. Segundo ela, as novas estruturas representam um avanço significativo para as microrregiões e a presença desses equipamentos nos municípios não apenas melhoram a qualidade dos diagnósticos, mas também tornam o atendimento mais rápido e eficiente.

"Com esses novos recursos, conseguimos oferecer diagnósticos precisos e rápidos para a população. Isso demonstra nosso compromisso com a qualidade e a rapidez no atendimento aos pacientes da macro. É um passo importante para garantir que todos tenham acesso aos cuidados de saúde que merecem", afirmou Carolina Laviola.

A expectativa é que a microrregião de saúde de Guanhães, composta por 11 municípios, tenha um acesso ampliado e qualificado a exames de imagem, fortalecendo o Hospital municipal de São João Evangelista na sua especialização em ortopedia.

Em Marilac, a nova estrutura da UBS promete melhorar o acolhimento, vínculo e coordenação do cuidado, reduzindo complicações de doenças crônicas e, consequentemente, as internações hospitalares.

Ana Paula Passos, referência técnica da Coordenação de Atenção à Saúde de Governador Valadares, acredita que, com as novas inaugurações, mais pacientes poderão ser atendidos no próprio município, aumentando a capacidade de atendimento local, de forma que não seja necessário encaminhá-los para outras localidades distantes de suas residências. Além disso, permitem que os atendimentos de urgência e emergência sejam realizados com mais rapidez e eficiência, melhorando a resposta para os casos que necessitam de diagnósticos imediatos.

Por Sarah Monteiro - estagiária sob supervisão / Fotos: Romulo Gusmão