A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares sediou, no dia 4 de julho, uma Oficina para alinhamento das ações do Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) contra a poliomielite e o sarampo. Proposta pelo Ministério da Saúde, a iniciativa visa reforçar o compromisso dos municípios na erradicação da poliomielite e na eliminação do sarampo, em consonância com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e suas comissões globais e regionais.

A oficina teve como objetivo principal repassar e alinhar as ações e a metodologia do MEV, que deverá ser implementado pelos municípios até o dia 31 de julho de 2024. Essa metodologia desempenha um papel fundamental na avaliação do progresso das atividades de vacinação realizadas no território, já que por meio de um sistema detalhado de rastreamento, é possível identificar áreas com baixa cobertura vacinal, permitindo uma intervenção direcionada e eficiente.

A programação do encontro contou com a participação de referências técnicas em imunização do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI), e da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde da SRS. Também estiveram presentes coordenadores de imunização de todos os municípios da Macrorregião, e coordenadores de atenção primária das localidades com mais de 10.000 habitantes, totalizando 65 profissionais envolvidos na oficina.

Regilene Abrantes, referência técnica do núcleo de vigilância epidemiológica da SRS, destaca a importância do MEV. Segundo Regilene, “isso representa uma excelente oportunidade para que todas as equipes de saúde utilizem a metodologia proposta para identificar a verdadeira cobertura vacinal contra a pólio e o sarampo em seus territórios.”

Créditos: Sarah Monteiro

Ela ainda ressalta que “o objetivo é obter uma amostragem representativa da cobertura vacinal em todo o município. Ela menciona que a oficina foi produtiva, pois permitiu repassar as recomendações do Ministério da Saúde para representantes de 48 municípios”.

Durante os trabalhos, foram discutidos os detalhes do repasse de recursos financeiros autorizados pelo Ministério da Saúde, conforme a Portaria GM/MS nº 3.288, de 8 de março de 2024. Esses recursos, que somam R$ 150 milhões, destinam-se a apoiar as ações de vacinação no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, garantindo a operacionalização efetiva do MEV.

Rosimeire Gomes Gonçalves Silva, coordenadora de vigilância em saúde do município de Central de Minas destaca que a capacitação proporciona um espaço valioso para a troca de experiências e soluções práticas entre os profissionais de saúde, o que fortalece a rede de saúde.

“Além de ser um momento extremamente esclarecedor e benéfico, contribuirá para a execução do monitoramento das estratégias de vacinação de maneira mais eficiente e eficaz, permitindo uma abordagem mais detalhada e sistemática”, comentou.

Esta abordagem é essencial para a imunização de crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas, garantindo que nenhum grupo vulnerável seja negligenciado. Com a identificação precisa dessas fragilidades, os municípios podem implementar ações corretivas, reforçar campanhas de conscientização, e garantir que todas as crianças recebam as vacinas necessárias para a erradicação da poliomielite e a eliminação do sarampo.

Renata Suelem, coordenadora de vigilância epidemiológica de Mantena, destaca a importância da oficina e acredita que conscientizar os pais reforça a mensagem de que vacinas salvam vidas, protegendo a comunidade.

“A capacitação prepara os profissionais para realizar uma busca ativa da população de 6 meses a menores de 5 anos, revisando os cartões de vacinação e identificando crianças não vacinadas, na expectativa que a abordagem melhore a cobertura vacinal e educar os pais sobre a importância das vacinas”, finalizou.

Por Sarah Monteiro (estagiária sob supervisão)