O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) Regional de Montes Claros concluiu nesta quarta-feira, 18 de setembro, a realização de reuniões nos hospitais de Porteirinha, Monte Azul e Janaúba, com o objetivo de atualizar informações e reforçar a importância da implantação de Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE) nas instituições que ainda não possuem os serviços. Os trabalhos foram iniciados segunda-feira, 16.

A proposta é agilizar a implantação dos núcleos nos hospitais que aderiram à Política Hospitalar de Minas Gerais no Módulo Valora, porque a detecção, monitoramento, notificação oportuna e imediata de agravos que colocam em risco a saúde pública é de responsabilidade de todos os profissionais de saúde. Entre eles estão médicos ou responsáveis por serviços públicos e privados das áreas de saúde, educação, hemoterapia, laboratórios e instituições de pesquisa.

As reuniões com as instituições de saúde foram iniciadas em junho, no Hospital Dr. Oswaldo Prediliano Santana, em Salinas. Teve continuidade em agosto envolvendo os hospitais São Vicente de Paulo, de Coração de Jesus; Dr. Gil Alves, de Bocaiúva; Santa Casa, Aroldo Tourinho, Dilson Godinho, Universitário Clemente de Faria e das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, sediados em Montes Claros. Até o final deste ano a iniciativa contemplará todos os hospitais que já integram ou ainda não fazem parte da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (RENAVEH), na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros.

Foto: SRS Montes Claros:

Maria Regina de Oliveira Morais, referência técnica do Cievs e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros,  explica que “na Santa Casa e Hospital São Vicente, sediado em Porteirinha, e na Fundação Médico Assistencial Major Domingos de Deus Corrêa, de Monte Azul, as reuniões tiveram como foco sensibilizar os dirigentes e profissionais de saúde sobre a importância do trabalho implementado pelos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia. No Hospital Regional de Janaúba, onde já existe NHE implantado, o encontro focou na atualização de informações e no alinhamento do trabalho que o Cievs está procurando desenvolver junto com os serviços municipais de vigilância epidemiológica e de saúde, além dos hospitais”.

Durante encontro com dirigentes da Fundação de Assistência Social de Janaúba (Fundajan), que ainda não possui Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, as referências técnicas Maria Regina Morais, Greiciele Souza Nascimento Lopes e Débora Daniely Dias Ribeiro fizeram apresentação do serviço e falaram da importância dos hospitais nas ações de reforço da vigilância epidemiológica e de saúde na região norte-mineira.

O serviço

O Cievs foi instalado em Montes Claros em agosto de 2023. A iniciativa envolve a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

“O objetivo do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde é fortalecer a troca de experiências com as instituições e aprimorar as ações de monitoramento e notificação de problemas de saúde que possam causar riscos a um grande número de pessoas. Esse monitoramento é de fundamental importância para que os municípios, o estado e o Ministério da Saúde possam tomar as decisões em tempo oportuno, reduzindo com isso os danos à saúde da população”, explica a coordenadora do Cievs e da vigilância em saúde na SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes.

Além do apoio do Cievs Regional - telefone (38) 2103-3600, nos finais de semana os profissionais podem formalizar as notificações por meio do telefone do plantão (31) 99744-6983.

Por Pedro Ricardo