Com o objetivo de  discutir o financiamento da vigilância ambiental  e suas alterações, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu, na terça, 17/09, uma reunião de alinhamento das ações de vigilância em saúde e ambiente. Na ocasião, foram abordadas a confecção do plano de ação pelos municípios contemplados com recurso financeiro para Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VigiAgua), Vigilância de Populações Expostas a Poluentes Atmosféricos (VigiAr) e Vigilância em Saúde Ambiental dos riscos associados aos desastres (VigiDesastres).

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS, Izaura Sobreiro, a  reunião visa o alinhamento das ações, compartilhamento do conhecimento e a identificação de mudanças nos fatores que determinam e condicionam o meio ambiente e interferem na saúde humana. ”O momento é de alerta, temos que nos manter vigilantes para proteger e minimizar os riscos sobre as condições de vida e saúde da população no nosso território. É  imprescindível a sensibilização das equipes municipais sobre o seu papel na vigilância ambiental”, concluiu Izaura.

Foto: Otávio Coutinho

Segundo o coordenador de Vigilância Ambiental de Poços de Caldas, Jorge Ferreira, as mudanças climáticas causam impacto no nosso dia a dia. Isso consequentemente traz impactos para a Saúde Pública. “Nós, como gestores de saúde, precisamos estar atentos a esses eventos, trabalhar e entender essas questões, saber como agir, tanto monitorando quanto executando ações de modo que esses impactos sejam reduzidos”, disse.

Em relação ao Vigiágua, o programa possui o sistema de informação Siságua, onde pode-se notar que 92,67% da população mineira é abastecida com água tratada por uma estação de tratamento de água, 1,79% consomem água de solução alternativa, 0,27% sistema individual (poço) e 5,27% sem informação quanto ao tipo de água consumida.

De janeiro a agosto de 2024, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disponibilizou 334.350 frascos de hipoclorito de sódio a 2,5% para serem distribuídos à população da zona rural. O produto serve para purificar a água e torná-la adequada ao consumo. Destes, a SRS de Pouso Alegre distribuiu em torno de 10.000 frascos. Em relação ao Vigiar, está sendo implantada a Unidade Sentinela nos municípios sede de Regional. Os municípios da região incluídos na Resolução no eixo VigiDesastres devem elaborar o Plano de Preparação e Resposta aos desastres naturais, considerando o período chuvoso.

O financiamento da vigilância ambiental e suas alterações estão previstos na resolução SES/MG 9.528/2024, resolução SES/MG 9.618/2024, e resolução SES/MG 9.691/2024. Estiveram presentes no Encontro as referências técnicas dos 53 municípios da área de abrangência da SRS/Pouso Alegre. O evento foi organizado por José Wood , Autoridade Sanitária e referência do Vigiágua, com participação de  Izaura Mariana Sobreiro, Coordenadora Vigilância em Saúde  e  Giovani Grande , referência do  Vigiar e VigiDesastres.

Por Otávio Coutinho