Os agentes de saúde dos municípios que fazem parte da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano participaram, no dia 10/9, de uma capacitação que orientou sobre a utilização dos programas de controle da doença de Chagas, esquistossomose e sistemas informatizados adotando uma estratégia de padronização entre todas as secretarias municipais de saúde. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Fabriciano.

Participaram do treinamento os profissionais que atuam como referências em endemias nos municípios. Durante a orientação, foram abordados temas relacionados à doença de Chagas e esquistossomose, como o ciclo evolutivo dos agentes etiológicos, sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento, critérios para notificação, critérios clínicos e epidemiológicos, adotando a metodologia preconizada pelo Ministério da Saúde (MS).

16.09.2024-Capacitação controle de doenças-Gabriel Barroso

Foram abordados também temas relacionados às técnicas de trabalho de campo e proteção dos agentes com os cuidados que dizem respeito à segurança e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Também fizeram parte da capacitação assuntos relacionados aos dados estatísticos com registro das atividades em sistemas informatizados específicos: Sistema de Localidades (SISLOC); Sistema do Programa de Controle da Esquistossomose (SISPCE) ; Sistema do Programa de Controle da Doença de Chagas (SISPCDCH).

Toda a capacitação foi apresentada por Edelson Inácio Vieira, educador em saúde que destacou a importância da participação dos profissionais na capacitação. “A participação de todos os agentes envolvidos tem relevante importância para que as ações sejam realizadas de forma padronizada, conforme determina a metodologia aplicada aos referidos programas, metodologia essa preconizada pelo Ministério da Saúde”, explicou.

Por Gabriel Barroso - Estagiário sob supervisão / Foto: Gabriel Barroso