Diante da grande procura, pelos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) de todo o Brasil, por capacitações acerca da rotulagem geral de produtos e da nova norma de rotulagem nutricional, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) irá realizar, entre os dias 16 e 20 de setembro, um treinamento presencial em análise de rotulagem de produtos sujeitos ao controle sanitário. A iniciativa irá reunir representantes de mais de 80% dos Lacens de todo o Brasil, além do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

Crédito: Janaína Santos.

A análise de rotulagem de produtos sujeitos ao controle sanitário tem como objetivo verificar se as informações contidas no rótulo do produto atendem aos padrões legais vigentes, estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância sanitária (Anvisa), pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e demais órgãos reguladores.

Segundo a chefe do Serviço de Análise de Rotulagem (Sarot), Valéria Regina Martins Vieira, o Lacen-MG, que está sediado nas instalações da Funed, irá promover esse treinamento por possuir uma equipe multidisciplinar, altamente capacitadae com a expertise em realizar análise de rotulagem de alimentos, saneantes, cosméticos e produtos para saúde. “Além disso, a Fundação fez parte do Grupo Técnico para discussão da Rotulagem Nutricional, junto à Anvisa. A publicação da nova norma de rotulagem nutricional, que alterou de forma significativa os rótulos de alimentos, deixa as informações mais claras para o consumidor em relação ao conteúdo nutricional. Repassar esse conhecimento às equipes dos Lacens é de extrema importância, não somente para os laboratórios, mas porque visa garantir uma maior proteção para a população em geral”, ressalta.

Valéria explica ainda que alguns alimentos que têm alto teor de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio devem receber uma “lupa” nos rótulos. “Com o novo rótulo, é possível o consumidor escolher melhor os alimentos e fazer comparações. Mas, para que tudo isso ocorra, é necessário verificar se os fabricantes estão cumprindo o que as normativas estabelecem. As análises de cosméticos e saneantes também são de fundamental importância para a verificação da comprovação da segurança e eficácia das alegações descritas no rótulo. Com o treinamento, profissionais de todo país terão a oportunidade de aprimorar as análises”, ressalta a chefe do Sarot da Funed.

Para o coordenador da Divisão de Vigilância Sanitária e Ambiental da Funed, Kleber Baptista, a expectativa é contribuir cada vez mais com a saúde pública, promovendo e protegendo a saúde das pessoas por meio dos rótulos. “Além disso, temos como intuito capacitar os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível nacional, para que eles possam aprender e/ou aprimorar a sua rotina em análise de rotulagem”, reforça.

O treinamento acontece de forma presencial na Funed e será dividido em partes teóricas e práticas. Confirmaram presença os Lacens do Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. O evento contará ainda com participantes da Anvisa, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Agência de Fiscalização de Fortaleza, além de diretores e técnicos da Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais de Alimentos, Medicamentos e Congêneres.

Por Lucas Luckeroth, sob supervisão de Ana Paula Brum (ASCOM Funed)