A Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas foi habilitada como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular de acordo com a portaria Nº 4.950, do Ministério da Saúde, publicada em 2 de agosto de 2024. Diante disso, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas e Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí promoveram, no dia 6 de setembro, uma reunião presencial com gestores municipais e com representantes das portas de entrada (Pronto Atendimento, Centro de Saúde e Hospital) para discutir o fluxo da cardiologia na macrorregião noroeste, bem como visita ao serviço.

Na ocasião, estavam presentes 12 gestores municipais e 10 representantes das portas de entradas, que visitaram as instalações do prestador. A Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular já está em funcionamento, como explicou a secretária adjunta de Saúde de Patos de Minas, Lilian Marinho. “A Santa Casa já puxou 25 pacientes da fila eletiva e tem atendido urgência com recurso próprio do município de Patos de Minas. Estamos aguardando o remanejamento para atender os demais municípios”, enfatizou Lilian Marinho.

09.09.2024-Fluxo cardiologia1-Andréia Borges

Após a visita, foi realizada a CIB Macro Noroeste com discussão sobre o fluxo da cardiologia. Um dos pontos abordados nesse momento foi referente ao trombolítico (medicamento que pode ser utilizado no tratamento de Infarto Agudo do Miocárdio - IAM) e a distância do serviço especializado dos outros municípios, pois a macro Noroeste tem grande extensão territorial e baixa densidade demográfica.

A coordenadora de Redes de Atenção à Saúde, Adriana Lúcia Silva de Queiroz, salientou que, desde a publicação da habilitação, iniciaram as discussões com o prestador, inclusive com envolvimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nesse processo. “O Samu pretende adquirir o trombolítico, considerando as grandes distâncias do território e o tempo de atendimento ao paciente. O trombolítico só pode ser feito por médico ou seja apenas por uma Unidade de Suporte Avançado (USA)”, destaca Adriana Lúcia.

09.09.2024-Fluxo cardiologia2-Thalia Oliveira

Na macrorregião Noroeste, o Samu possui sete USAs. Com base nisso, o gestor municipal de Saúde de Lagoa Formosa, Thiago Brás de Queiroz Andrade, indagou sobre os municípios que têm USA: “Se esse dispositivo estiver ocupado, o que deverá ser feito, afinal apenas Patos de Minas possui duas USA e tem município que não tem nenhuma”?

Nesse sentido, a superintendente da SRS Patos de Minas, Maíra Lemos de Castro, respondeu que a central de regulação do Samu poderá orientar a melhor forma para auxiliar no tempo resposta do paciente, como por exemplo com interceptação.

09.09.2024-Fluxo cardiologia3-Guilher Camargos

Outro ponto abordado foi referente às portas de entrada que possuem trombolítico e quais municípios elas podem atender. Como a discussão é ampla, será abordada por microrregião para fechar o referido fluxo.

Vale salientar que o trombolítico tem critérios para ser aplicado e pode ter contraindicação. Esse medicamento serve para estabilizar o paciente, a fim de aumentar o tempo resposta, para assim ser encaminhado para o ponto de referência em alta complexidade.

Por Thalia Fernandes de Oliveira / Fotos: Guilher Camargos, Andréia Borges e Thalia Fernandes de Oliveira