A Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS), nesta sexta-feira (6/9), contou com a presença do secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães Junqueira, na união ordinária da CIB Macro. O secretário, juntamente com os gestores dos municípios componentes da Macro Sul, participaram desta instância de negociação, pactuação e deliberação entre gestores municipais e regionais que é a CIB Macro.

As reuniões de CIB ocorrem mensalmente e são importantes espaços de decisão e interlocução para a saúde regional. Gerando encaminhamentos importantes, é composta por membros da SRS, municípios e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/MG).

06.09.2024-CIB Macro2-Tânia Corrêa

Para o mês de setembro, a pauta da CIB Macro Sul estava extensa - seis pactuações, sete informes e duas apresentações. E não só a pauta extensa foi destaque na reunião. Nesta plenária, a SRS recebeu a presença do Secretário Executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães Junqueira. Mauro é natural de São Lourenço e foi, além de gestor de saúde, presidente do Cosems/MG entre 2008 e 2015, quando assumiu a secretaria do Conselho Nacional.

O superintendente Regional de Saúde de Varginha, Luiz Paulo Riceputi, deu as boas vindas aos presentes e ao secretário, lembrando de sua atuação na região e toda sua colaboração para a saúde pública. “Ter o Mauro engajado em um projeto ou em uma ação é sinônimo de efetividade. É uma grande experiência tê-lo aqui presente para discutirmos sobre a saúde regional de uma forma ampla, unindo esferas municipal, estadual e federal”, ressaltou. Na ocasião, o Superintendente fez a entrega de um documento elaborado a partir das principais pautas e projetos da Macro Região Sul de saúde, para que o Secretário tenha conhecimento detalhado de demandas e propostas em prol da saúde no atual contexto da macrorregião.

Mauro ressaltou a importância do espaço da CIB Macro e do conhecimento de cada gestor sobre as reais necessidades de seus municípios. “Sei bem o que é atuar em município, sei da realidade do município pequeno; é preciso termos um olhar para além da aquisição e do aumento do atendimento, focando por exemplo na qualificação da formação de nossos profissionais, como uma das prioridades”, pontuou.

Por Tânia Corrêa / Fotos: Tânia Corrêa