Vinte e dois municípios que integram a macrorregião de Saúde Norte estão sendo contemplados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e pelo Ministério da Saúde (MS) com a disponibilização de recursos superiores a R$ 27,2 milhões destinados a investimentos em vários serviços. Para a construção de dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão sendo alocados R$ 20,1 milhões. Outros R$ 7 milhões são destinados aos investimentos de custeio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e compra de equipamentos para serviços de saúde.

Por meio das Portarias 3.894, 4.112 e 4.340, publicadas em maio e junho, o Ministério da Saúde está destinando mais de R$ 8 milhões para a construção de quatro UBS na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros. Para Salinas estão sendo destinados cerca de R$ 4 milhões para a construção de duas Unidades Básicas de Saúde. Já para Coração de Jesus e Janaúba estão sendo alocados, aproximadamente, R$ 2 milhões para viabilizar a construção de uma UBS em cada município.

14.06.2024-Novo modelo de UBS -Divulgação - Ministério da Saúde

Para a área de jurisdição da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária o Ministério da Saúde está destinando mais de R$ 8 milhões para a construção de quatro UBS. Os recursos estão divididos da seguinte forma: para São João das Missões são cerca de R$ 4 milhões e, para Manga e São Romão, são, aproximadamente, R$ 2 milhões para cada localidade.

Na área de atuação da GRS de Pirapora, os investimentos na construção de duas UBSs serão superiores a R$ 4 milhões e contemplam os municípios de Buritizeiro e Várzea da Palma.

Em abril deste ano, o Ministério da Saúde lançou os novos modelos de Unidades Básicas de Saúde. Os projetos apresentam ambientes de trabalho otimizados, visando aprimorar os atendimentos de usuários do Sistema Único de Saúde.

Equipamentos
O coordenador de Redes de Atenção à Saúde na SRS Montes Claros, João Alves Pereira, explica que, para o custeio da Rede de Atenção Psicossocial, a Resolução 9.522, publicada no dia 15 de maio pela SES-MG, está disponibilizando mais de R$ 28 milhões para o custeio de 55 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Serviços Residenciais Terapêuticos em várias regiões do estado.

No Norte de Minas, o município de Salinas receberá investimento de R$ 1,6 milhão para o custeio de um Caps AD III. Outros R$ 305 mil são destinados a Montes Claros para o custeio de um Serviço Residencial Terapêutico Tipo I.

Já por meio de dez portarias publicadas em maio e junho pelo Ministério da Saúde, 14 municípios do Norte de Minas estão sendo contemplados com a disponibilização de recursos superiores a R$ 5,1 milhões para a compra de equipamentos para serviços de saúde.

Na área de jurisdição da SRS Montes Claros, o investimento previsto é superior a R$ 3,3 milhões, divididos da seguinte forma: Salinas (R$ 1,6 milhão); Montes Claros (R$ 505 mil); São João do Paraíso (R$ 320,8 mil); Mato Verde (R$ 306,1 mil); Capitão Enéas (R$ 290 mil); Curral de Dentro (R$ 199,9 mil) e Taiobeiras (R$ 169,7 mil).

Para sete municípios da GRS de Januária estão sendo alocados mais de R$ 1,7 milhão contemplando as seguintes localidades: Bonito de Minas (R$ 459,9 mil); Montalvânia (R$ 386,8 mil); Cônego Marinho (R$ 258,5 mil); Juvenília (R$ 255 mil); Itacarambi (R$ 199,8 mil) e Varzelândia (R$ 132,3 mil) e Manga (R$ 92,2 mil).

Por Pedro Ricardo / Foto: Divulgação/Ministério da Saúde