A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí, promoveu a Oficina do Projeto de Integração das Ações de Vigilância em Saúde para Agricultura Familiar (Proagri Saúde) no dia 21/5, no auditório da GRS Una. O projeto tem como objetivo fortalecer as ações estratégicas de Vigilância em Saúde e de desenvolvimento regional integrado e sustentável da agricultura familiar junto aos municípios da área de abrangência da GRS Unaí.

A oficina contou com a participação do superintendente regional de Saúde de Unaí, José Juliano Espíndula e equipe, além da presença e apoio dos representantes do Nível Central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e de todos os municípios da área de abrangência da Regional.

21.05.2024- Proagri Saúde Larissa de Castro Rafael

Para Janaina Passos de Paulo, representante da Superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, o ProAgri Saúde é uma estratégia de integração da Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica visando contribuir para o desenvolvimento de estratégias municipais voltadas para a saúde da população da agricultura familiar (o trabalhador e sua família), bem como para a formalizar e qualificar a produção agrícola que será consumida pela população. Ou seja, o ProAgri Saúde prevê ações de promoção à saúde e prevenção de doenças por meio das atividades de vigilância em saúde com foco na população e na produção rural.

A coordenadora de Vigilância Sanitária da GRS Unaí, Larissa de Castro Rafael, destacou que a oficina regional do Proagri Saúde no âmbito da Vigilância Sanitária direciona o seu foco à formalização dos empreendimentos da agricultura familiar, contribuindo para o aumento das oportunidades aos agricultores familiares e uma produção mais diversificada de alimentos, fornecendo capacitação aos fiscais e aos produtores, fortalecendo o abastecimento alimentar para o atendimento às demandas dos mercados formal e institucional, dinamizando as economias locais nos municípios atendidos, contribuindo visando a diminuição da pobreza e da desigualdade através de ações estratégicas.

Ao final da oficina, o superintendente da GRS Unaí, José Juliano Espíndula, afirmou que a realização desta oficina é um marco importante para a integração das ações de vigilância em saúde e para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar na nossa região. “O Proagri Saúde representa um avanço significativo para a formalização e qualificação da agricultura familiar, além de fortalecer a economia local e promover a saúde e o bem-estar das famílias envolvidas”.

Por GRS Unaí / Foto: Larissa de Castro Rafael