A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros sediou na quarta-feira, 11/9, a terceira etapa do Projeto de Capacitação em Execução Financeira das Políticas de Saúde, que está sendo colocada em prática pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Além de referências técnicas da SRS Montes Claros, participaram profissionais das Unidades Regionais de Januária, Pirapora e Diamantina.

O coordenador do Núcleo de Orçamento e Finanças da SRS Montes Claros, Fernando André de Souza, explica que, com a capacitação, conduzida pelas diretorias de Convênios e Resoluções, Contabilidade e Finanças, as Unidades Regionais da SES-MG se preparam para assumir a condução de todo o processo de execução orçamentária e financeira das políticas de saúde.

Foto: SRS Montes Claros

Com isso, entre outros temas, durante o encontro que contou com a participação da diretora de Contabilidade e Finanças da SES-MG, Gabrielly Reis, foram abordadas questões relativas a todos os estágios referentes às despesas públicas: cadastro de resoluções da SES-MG, emissão de empenhos, liquidações e pagamentos. Também participaram da capacitação as referências técnicas do nível central da SES-MG, Claysson Marlon Andrade Sant´Ana, Lívia Cristina Rocha Prates e a diretora de contabilidade e finanças, Josiane Santos.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, avalia que “a descentralização da execução financeira que está sendo colocada em prática pela SES-MG reforça a estratégia de possibilitar maior participação das Unidades Regionais na definição e condução das políticas públicas de saúde, o que consequentemente potencializa o aproveitamento das capacidades técnicas dos profissionais que atuam no interior do estado”.

Por Pedro Ricardo