A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha participou da inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr Aly Rangel Franqueira, uma UBS tipo II. A inauguração foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 21/6.

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha foi representada na solenidade pelo superintendente Luiz Paulo Riceputti Alcântara e pelo coordenador de gestão, Evanilton Antônio.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) contribuiu para o custeio da construção da UBS, por meio da Resolução SES/MG nº 3.771, de 12 de junho de 2013, que contemplou o município de Carmo de Minas com o valor de R$ R$ 986.600,00.

25.06.2024-UBS Carmo de Minas2

O superintendente da SRS Varginha enfatizou que a SES-MG trabalha com uma visão desafiadora, a fim de efetivar o direito à saúde ao cidadão mineiro, visando tornar real o Sistema Único de Saúde (SUS) ideal. E, para que consigamos atingir este nível de condição de organização do sistema de saúde em Minas Gerais, torna-se fundamental o fortalecimento da Atenção Primária em Saúde (APS).

“A inauguração desta Unidade de Saúde da Família representa mais um relevante passo rumo à garantia de adequadas condições de saúde à população residente em Carmo de Minas, fornecendo estrutura adequada às Equipes de Saúde da Família (ESFs) , contribuindo para a prestação de ações de saúde com qualidade àquelas famílias que serão atendidas nesta unidade”, completou o superintendente.

25.06.2024-UBS Carmo de Minas3

A secretária municipal de Saúde de Carmo de Minas, Karen Ribeiro de Freitas, explica que a nova UBS abriga uma Equipe de Saúde da Família completa, com equipe de Saúde Bucal, equipe multiprofissional, além de atendimento de diversas especialidades médicas e um Posto de Coleta Municipal.

“A Unidade foi estruturada com equipamentos de primeira linha e mobiliário planejado para oferecer mais conforto, qualidade e eficiência nos serviços prestados a mais de 700 famílias atendidas. Serão ofertadas consultas com o médico da família, atendimento de enfermagem, realização de exames citopatológicos, testes rápidos, puericultura, tratamento odontológico, atendimento multidisciplinar e atendimento em especialidades médicas como ginecologia, dermatologia, cardiologia, pediatria e proctologia”, detalha Karen Freitas.

Ainda de acordo com a secretária, serão atendidas sete microrregiões do município, sendo seis em áreas rurais que abrangem 47 comunidades rurais e uma em área urbana, contemplando os moradores da parte baixa da cidade. Essa população antes era atendida em uma sede locada. A nova unidade oferecerá melhores condições de trabalho, de atendimento e acessibilidade.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi / Fotos: Ascom Prefeitura Municipal de Carmo de Minas