As referências técnicas dos municípios das Superintendências Regionais de Saúde (SRS) de Uberaba e Patos de Minas foram capacitadas, no período de 18 a 20/6, por equipes da Regional de Uberaba, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Fundação Ezequiel Dias (Funed) no manejo de situações de surto de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA).

A abordagem incluiu relatos de experiência, estudos de casos reais e simulados, atuação da vigilância da qualidade da água para consumo humano, vigilância laboratorial, vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e assistência à saúde, com direcionamento para adoção de ações sistematizadas e conjuntas, frente aos surtos de DTHA. O principal objetivo, é a melhoria do processo de comunicação entre os envolvidos, desde o início até o encerramento do evento.

20.06.2024-DTHA 2-Sara Braga

De acordo com Michely Aparecida de Souza, referência técnica em DTHA da Vigilância Epidemiológica da SES-MG, os temas abordados são de extrema relevância, como a importância da identificação, notificação imediata, processo de investigação em momento oportuno, articulação e definição de ações a serem realizadas por membros de diferentes equipes envolvidas no processo investigatório, além de uma intervenção oportuna, visando a prevenção e o controle dos surtos de origem hídrica e alimentar. “Os exemplos de surtos ocorridos nos municípios cujo processo de investigação foi executado de forma ágil e eficaz, ilustraram bem, com situações concretas, o manejo ideal dessas situações” conclui.

Ivone Carneiro, referência técnica em DTHA da SRS Uberaba, informa que, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), desde 2008, ocorreram 79 surtos de DTHA notificados nos municípios sob jurisdição da SRS Uberaba. Foram registradas mais de 900 pessoas doentes e 95 hospitalizadas após o consumo de água ou alimentos contaminados, sendo que esses números são subnotificados, não refletindo, com precisão, a realidade. Segundo Ivone, “a capacitação teve o objetivo de instrumentalizar técnicos da vigilância em saúde e também de assistência à saúde, que trabalham em unidades de saúde e pronto atendimentos, a identificar oportunamente prováveis surtos e garantir um processo adequado de investigação e de prevenção de doenças”.

O município de Itapagipe, da SRS Uberaba, apresentou experiência exitosa no manejo de surtos e, de acordo com a gestora de saúde, Maria Elizia, foi muito positiva a oportunidade de apresentar a realidade local vivida nos últimos meses, já que isso potencializa a capacidade de aprendizado e também ajuda outros profissionais. Ela afirma que a capacitação é de extrema importância, de forma que, “para esta oportunidade, trouxemos profissionais de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e vigilância em saúde, além de atenção primária, enfermagem e referências do Núcleo de Segurança do Paciente e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (NSP/SCIH) do centro de atendimento médico”.

Por Sara Braga / Fotos: Sara Braga