Nos dias 18 e 19/6, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, promoveu um evento de capacitação essencial para enfermeiros e técnicos de sala de vacina no Centro Universitário de Patos de Minas. O treinamento teve como foco principal a atualização da instrução normativa do calendário de vacinação de rotina para 2024, com temas abrangendo desde a análise de cartões de vacina até técnicas avançadas de aplicação de imunobiológicos.

O treinamento foi direcionado aos enfermeiros e técnicos de sala de vacina, com o objetivo de garantir que esses profissionais estejam bem informados sobre as atualizações do calendário nacional de vacinação, as técnicas de aplicação de imunobiológicos e os sistemas de informação necessários para uma gestão eficiente.

20.06.2024-Vacinação 1 - Pedro Lucas

Maria Helena Silva Ferreira, encarregada de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Patos de Minas, destacou a relevância dos treinamentos para o aprimoramento dos profissionais de saúde. "Os treinamentos são extremamente importantes para o desempenho dos profissionais, pois fornecem atualização de conhecimentos e troca de experiências, que são essenciais para a melhor execução do nosso trabalho. A implementação de ações educativas para os profissionais auxilia no desenvolvimento contínuo dos colaboradores, pois possibilita a eles estarem atualizados em relação às práticas mais recentes que podem melhorar significativamente a qualidade de suas atividades laborais".

A fala de Maria Helena reforça a importância da educação contínua e da capacitação regular para garantir que os profissionais de saúde estejam sempre preparados para oferecer o melhor atendimento possível à população.

Durante os dois dias de evento, os participantes tiveram a oportunidade de ter acesso a mais informações em diversas áreas cruciais para a saúde pública. Sobre a Instrução Normativa do Calendário de Vacinação Rotina 2024, os profissionais foram atualizados sobre as novas diretrizes do Ministério da Saúde (MS) para o próximo ano, garantindo que todos estejam preparados para implementar as mudanças de maneira eficiente.

20.06.2024-Vacinação 2 - Pedro Lucas

A respeito da análise de cartão de vacina, foram discutidas as técnicas para revisar e atualizar os cartões de vacina da população, visando melhorar a cobertura vacinal.

Já em relação ao Sistema de Informação, foram abordadas ferramentas que visam melhorar o registro e a análise dos dados de vacinação, como o SCPA (Sistema de Controle e Avaliação), SIPNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações) e o ESUS (Estratégia e-SUS Atenção Básica.

No que diz respeito às técnicas de aplicação dos imunobiológicos, foram apresentadas as atualizações nas melhores práticas de aplicação de vacinas, assegurando a eficácia e a segurança dos procedimentos.

O papel e a importância dos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Cries) na administração de vacinas especiais foram enfatizados, destacando a necessidade de uma abordagem diferenciada para casos específicos.

Laura de Oliveira Silva, referência técnica em Imunização da SRS Patos de Minas, ressaltou a importância do evento para a melhoria da qualidade do atendimento à população. "O treinamento da instrução normativa do calendário de vacinas do Ministério da Saúde (MS) visa atualizar os profissionais de sala de vacina para um atendimento de qualidade à população”, disse a referência técnica.

Ela ressaltou ainda que “estamos vivendo um momento de baixas coberturas vacinais, sendo de muito importante que os profissionais atualizem o cartão de vacina de toda população, não perdendo a oportunidade de vacinar dentro do recomendado pelo MS".

Com a preocupação sobre as baixas coberturas vacinais, eventos de capacitação são fundamentais para assegurar que os profissionais de saúde estejam bem preparados para enfrentar os desafios e garantir que a população receba as vacinas necessárias. A atualização contínua dos conhecimentos e habilidades dos profissionais é essencial para manter altos padrões de saúde pública e proteger a comunidade contra doenças preveníveis por meio da vacinação.

Por Pedro Lucas / Fotos: Pedro Lucas