Minas Gerais foi o estado brasileiro pioneiro na implantação da Política Estadual sobre as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (Pics). Para celebrar os 15 anos da Política Estadual, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo uma série de eventos para o fortalecimento dessas Práticas.

Um desses eventos, ocorreu nesta terça-feira, 18/6, em que a Superintendência Regional de Saúde (SRS) Uberlândia sediou uma das oficinas estaduais, voltada para os técnicos da rede de saúde de todos os níveis de atendimento, para que os municípios contribuam para a revisão da legislação, que está em vigor desde 2009. A ideia das oficinas é trabalhar, de maneira colaborativa, para a formulação do objetivo geral, objetivos específicos, diretrizes e competências da nova normatização estadual. A SRS Uberlândia foi uma das regionais escolhidas para receber as oficinas de discussão pelo fato dos municípios disponibilizarem dados e registros sobre as Pics implementadas, principalmente acupuntura e auriculoterapia.

Oficina de revisão SRS Uberlândia

A referência técnica das Pics da SES-MG, Paula Souza, destaca que as atividades devem ser transversais, passando por todas as áreas, não somente no primeiro contato do paciente, mas em todo seu tratamento, para uma saúde integral. Diante deste cenário, “os colaboradores devem enfatizar que as práticas são uma forma de prevenção, promoção e de tratamento à saúde, além de reduzir o número de usuários que utilizam medicamentos”, disse a referência técnica estadual.

Para José Domingos Prado, referência técnica da Promoção à Saúde da SRS Uberlândia, a atualização da política estadual com a participação das microrregiões permite que haja aplicabilidade e resolutividades nas ações. “A reunião permitiu que os profissionais da saúde e gestores discutam maneiras e experiências, para colaborar com um documento que consiga superar as dificuldades atuais para a execução e efetivação das Pics nos municípios”, comentou a referência técnica.

Oficina de revisão SRS Uberlândia

Araporã implementou recentemente as Pics, incentivada pelo recurso estadual e, em breve, começará com o tai chi shuan. Maria Luiza Valentim Arruda, coordenadora da Atenção Primária do município, ressalta como a novidade está sendo recebida e o diálogo para o fortalecimento das ações. “A população está curiosa em relação aos benefícios e há o interesse da equipe de saúde em ser capacitada e aprender mais sobre as Pics. E quanto à oficina, foi produtiva, pois foi possível relatar as experiências no dia a dia e trazer a vivência para a Política, dentro da realidade”, destacou Arruda.

Fortalecimento das Pics na região de Uberlândia
Além de promover a oficina regional para a reformulação da Política Estadual, Uberlândia é polo do curso de auriculoterapia pela primeira vez. O workshop acontecerá no próximo dia 27/6 e será conduzido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a SES-MG, para a conclusão da formação dos profissionais de saúde nesta técnica terapêutica.

Pics
As Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (Pics) são terapias que se somam aos tratamentos convencionais buscando promover a saúde e ampliar atividades que favoreçam o bem-estar, bem como auxiliar na redução de sintomas relacionados aos agravos em saúde. Entre as práticas mais conhecidas estão a acupuntura, a fitoterapia, a homeopatia, o reiki e a terapia floral.

Saiba mais: https://www.saude.mg.gov.br/pics

Por Lilian Cunha e Vitória Caregnato (estagiária sob supervisão) / Fotos: Vitória Caregnato e Lucélia Silva