Nos dias 11 e 12/6, foi realizada na Superintendência Regional de Saúde (SRS) Governador Valadares a reunião técnica sobre a estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. A ação da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde, mobilizada pela equipe da Atenção Primária e Materno-Infantil, foi direcionada aos profissionais designados para se tornarem tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, incluindo enfermeiros e nutricionistas.

A agenda reuniu profissionais de saúde de toda a região Leste de Minas Gerais para discutir e fortalecer ações voltadas à promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável.

Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil com foco na promoção da saúde infantil

O território apresenta fragilidades quanto a Mortalidade Materna e Infantil, sendo esta, uma estratégia relevante para impactar este resultado. Além disso, a pandemia de covid-19 trouxe desafios significativos, interrompendo a continuidade e a efetiva implementação do Amamenta e Alimenta Brasil. A reunião buscou abordar a lacuna existente em muitos municípios que ainda carecem de tutores qualificados mobilizando soluções para capacitar novos tutores e revitalizar as ações de promoção da saúde infantil.

Samira Brito Viana, referência técnica de Promoção da Saúde da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde da SRS Governador Valadares, ressalta a importância dos encontros da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, que oferecem uma plataforma para a troca de experiências entre profissionais de saúde. Esses encontros são fundamentais para a capacitação contínua, atualização de conhecimentos e alinhamento das práticas de trabalho, promovendo a saúde materno-infantil. Eles facilitam o desenvolvimento de políticas eficazes de nutrição infantil, contribuindo para o bem-estar das crianças e suas famílias.

A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil é uma iniciativa essencial que visa promover a saúde e o bem-estar das crianças desde os primeiros dias de vida até a infância. O objetivo é incentivar a amamentação e a alimentação complementar saudável, garantindo um desenvolvimento adequado e também visando a prevenção de doenças.

Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil com foco na promoção da saúde infantil

Análises detalhadas do cenário de aleitamento materno e alimentação complementar na macrorregião de Saúde Leste que foram realizadas durante este encontro permitiram compreender os desafios e oportunidades nos municípios da região, fornecendo uma base sólida para planejar intervenções eficazes. As apresentações foram realizadas utilizando metodologias ativas, promovendo a interação dos participantes, o debate e a troca de experiências, de forma a ajudar na identificação de estratégias eficazes para a implementação das políticas de promoção da amamentação e alimentação saudável.

Graciele Geralda Battistin, enfermeira da Atenção Primária à Saúde (APS) no município de Santa Rita do Itueto, ao compartilhar sua experiência durante a reunião técnica, destacou a importância do curso, enfatizando que, embora o tema seja comum nas unidades de saúde, muitas mães ainda enfrentam dificuldades, como a introdução inadequada de alimentos antes do tempo certo e a falta de valorização da maternidade. Para a enfermeira, resgatar e reforçar o conhecimento sobre aleitamento materno é essencial, pois contribui para a redução da mortalidade infantil e a prevenção de doenças agudas e crônicas em crianças.

Com a realização da reunião, a expectativa é aumentar o número de tutores capacitados. Dispondo de mais profissionais qualificados, a estratégia poderá ser implementada de forma mais ampla e eficaz, chegando às 245 equipes de Saúde da Família da região.

Durante a reunião técnica, foi discutida a possibilidade de expansão das oficinas de trabalho relacionadas à estratégia de amamentação e alimentação complementar que são realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de forma a beneficiar um maior número de famílias.

Por meio do apoio e incentivo às mães, espera-se um aumento nos índices de amamentação, promovendo a saúde e o desenvolvimento saudável das crianças, de maneira que, eventualmente, cada município elabore um plano de ação abrangente sobre aleitamento materno e alimentação complementar, assegurando a continuidade e a eficácia das ações de promoção da saúde infantil.

Por Sarah Monteiro - estagiária sob supervisão / Fotos: Sarah Monteiro