A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros está sediando nesta quarta e quinta-feira, 12 e 13/6, a realização da 1ª Oficina de Qualificação das Comissões Macrorregionais de Acompanhamento. Elas são as responsáveis pelo monitoramento sistemático e periódico dos indicadores, metas e outras condicionantes aplicadas às resoluções de financiamento de políticas públicas de saúde coordenadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Além de municípios, o monitoramento de indicadores inclui instituições privadas, filantrópicas, sem fins lucrativos ou pessoa jurídica de direito público contempladas por termos de adesão, compromisso ou metas estabelecidas em políticas públicas de saúde.

A oficina está sendo coordenada por referências técnicas da Diretoria de Monitoramento de Políticas de Saúde e da Diretoria de Regionalização da SES-MG, com a participação de dirigentes e referências técnicas das Superintendências Regionais de Saúde de Montes Claros e Diamantina, bem como das Gerências Regionais de Saúde (GRSs) de Januária e Pirapora. Também participam da oficina referências técnicas do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems).

12.06.2024-Oficina Macrorregional 2-Pedro Ricardo

Na abertura dos trabalhos, a superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, destacou a importância da qualificação das ações executadas pelas Comissões Macrorregionais de Acompanhamento. “O alinhamento entre as referências técnicas do nível central da SES-MG com as Unidades Regionais de Saúde (URSs) é de fundamental importância para que haja o aprimoramento contínuo da avaliação dos resultados alcançados pelas políticas públicas de saúde o que, consequentemente, refletirá na melhoria dos serviços prestados à população”, pontuou a superintendente.

Na mesma linha de raciocínio, Renata Abreu, referência técnica da Diretoria de Monitoramento de Políticas de Saúde da SES-MG, lembrou que “o mapeamento dos problemas e desafios para a avaliação do desempenho das políticas de saúde passa, necessariamente, pela existência de estruturas de suporte e de qualificação das equipes técnicas, bem como pelo conhecimento das realidades regionais”.

Cada macrorregião de saúde é constituída por três Comissões de Acompanhamento divididas por área de atuação: assistência farmacêutica, atenção à saúde e vigilância em saúde. As comissões são compostas por um coordenador e representantes titulares e suplentes das unidades regionais de saúde e do Cosems.

Por Pedro Ricardo / Fotos: Pedro Ricardo