Na última sexta-feira (24/5), o Teatro Santa Izabel, em Diamantina, recebeu o evento de acolhimento para profissionais do Programa Mais Médicos pelo Brasil (PMMB), promovido pelo Ministério da Saúde (MS), Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), com apoio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Diamantina. O evento reuniu cerca de 90 profissionais da saúde, entre eles médicos, coordenadores e gestores da macrorregião de Saúde Jequitinhonha.

O evento teve como propósito principal acolher e integrar os novos médicos ao sistema de saúde da região, além de proporcionar uma visão abrangente das políticas públicas e dos desafios locais. A abertura contou com apresentações culturais do grupo Teen Sax e do grupo de percussão Iukerê.

27.05.2024-Mais médicos 2-Ricardo Maciel

Na mesa de abertura estiveram presentes: Liliany Carvalho, secretária municipal de Saúde de Diamantina; Daiana Alves, representante do Departamento de Apoio à Gestão da Atenção Primária do MS; Daniela Moraes, representante do MEC e Universidade do Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri (UFVJM); Lindomar José de Almeida Silva, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI–MG/ES); Bárbara Leão, diretora de Estruturação e Financiamento de Atenção Primária à Saúde (SES-MG); Cleya da Silva Santana Cruz, superintendente da SRS Diamantina; e Cláudio Vanderley de Araújo, secretário de Saúde de Francisco Badaró e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems) - Regional de Diamantina.

Foram apresentados diversos painéis, incluindo o panorama do provimento e perspectivas do programa, a importância do acolhimento e integração dos novos médicos, avaliação e continuidade do programa, formação e capacitação dos profissionais de saúde na região e políticas públicas no estado de Minas Gerais. Além disso, houve momentos para perguntas e questionamentos.

27.05.2024-Mais médicos 3-Ricardo Maciel

A superintendente da SRS Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, destacou a importância do compromisso dos profissionais. "Primeiramente, eu quero parabenizar os médicos pela escolha de vida que fizeram ao se juntar ao Programa Mais Médicos. Estamos numa região composta por 31 municípios pequenos e distantes uns dos outros, o que pode gerar uma sensação de isolamento profissional e alta rotatividade de médicos. A participação de vocês aqui é extremamente valorizada e necessária. Juntamente com os gestores da região, estamos aqui para apoiá-los no que for preciso".

De acordo com Suzzi Lopes, referência regionalizada do PMMB, o módulo de acolhimento é composto por 160 horas, sendo 140 horas cumpridas na cidade pólo e 20 horas nos municípios. “Hoje, conseguimos avançar mais 8 horas desta carga horária, promovendo um encontro produtivo e alinhando informações essenciais para o programa", ressaltou.

27.05.2024-Mais médicos 1-Ricardo Maciel

Suzzi Lopes informou ainda que as próximas etapas do acolhimento continuarão acontecendo nos municípios, que receberam a programação para conclusão do módulo de formação. “Cada gestor municipal é responsável por garantir a realização das atividades formativas, assegurando que os profissionais estejam bem preparados para atuar na região”.

Por Ricardo Maciel / Fotos: Ricardo Maciel