A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, por meio da referência técnica de Saúde Mental da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), realizou em sua sede, no dia 16/5, a 55ª Reunião do Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental. O encontro foi realizado em comemoração ao dia 18 de maio, data escolhida nacionalmente para celebrar a Luta Antimanicomial.

Com o tema “Saúde Mental e Intersetorialidade”, o evento contou com abertura musical em voz e violão do assistido pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Ponte Nova, Ricardo Luiz Albergaria, mesa-redonda com profissionais de diversas áreas, apresentação de experiências municipais exitosas e mostra de trabalhos de usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

24.05.2024-Saúde Mental 1-Maria Fernanda de Sousa

Além dos membros do Colegiado, a reunião foi aberta a convidados dos trinta municípios da área da SRS, entre os quais representantes de serviços da Atenção Primária à Saúde (APS), Caps, instituições hospitalares, além de representantes de outros pontos de atenção que atuam no apoio à Raps, como assistência social, segurança pública e educação.

“A reunião de hoje tem um diferencial, pois trata da luta antimanicomial. A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios, a formalização de legislações, a implantação da Raps e a instauração de novas práticas, em um importante movimento da Reforma Psiquiátrica no Brasil”, destacou a referência da CAS, Karen Ségala.

Sobre o tema da discussão, “Saúde Mental e Intersetorialidade”, buscou-se refletir sobre a abrangência da Raps para além dos “muros” da saúde, uma vez que a questão se aplica a diversos âmbitos da vida social. Dessa forma, a mesa-redonda teve participação da soldada Fernanda Cássia de Miranda Brahanda, da Política Militar de Alvinópolis, que trouxe sua percepção sobre a rede e a parceria com a segurança pública. Marise Marota, psicóloga da Rede Municipal de Educação de Viçosa, abordou processos e estratégias de acompanhamento de alunos e não apenas a medicalização e procura de diagnósticos, com ênfase no binômio família/escola.

24.05.2024-Saúde Mental 2-Maria Fernanda de Sousa

Outro convidado foi Samuel Gonçalves Pinto, educador físico, pedagogo, professor e coordenador pedagógico na Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ponte Nova e membro da organização da Sociedade Civil (OSC) Circuito do Bem, mostrou sua experiência relacionada à prevenção de fatores de risco que podem ocasionar o aumento do sofrimento psíquico e do uso prejudicial de álcool e outras drogas.

O evento contou, ainda, com relato de experiências bem-sucedidas de atendimento nas unidades de saúde mental de Alvinópolis, Paula Cândido, São Miguel do Anta e Viçosa.

Sobre os Colegiados de Saúde Mental
Os Colegiados de Saúde Mental são espaços coletivos previstos na Resolução SES/MG N° 5259/2016, instituídos em âmbito estadual e regional, para assessorar a Coordenação Estadual de Saúde Mental na condução da Política Estadual de Saúde Mental. São também suas funções: propor mecanismos de avaliação e monitoramento da política; contribuir para ampliar a interlocução da gestão da política junto aos municípios, organizações da sociedade civil, entidades científicas e profissionais e políticas intersetoriais; e alinhar conceitos e propostas que contribuam para o fortalecimento da Raps no estado de Minas Gerais.

Por Tarsis Murad / Fotos: Maria Fernanda de Sousa