Representantes de municípios do território das macrorregiões de Saúde Sudeste e Leste do Sul participaram de um seminário de auditoria, no dia 15/5, no auditório da Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes), em Juiz de Fora.

Além de abordar o conceito de auditoria, o evento teve como foco principal orientar em relação a como deve ser feita a organização do componente municipal de auditoria.

Na programação os participantes tiveram palestras sobre organização do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) no município, com o auditor-chefe do Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais, Alex Rodrigues do Nascimento; aspectos gerais do Sistema Nacional de Auditoria, com o representante do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS) do Ministério da Saúde, Wilhams Ramos; e a experiência do município de Belo Horizonte, com a diretora de Auditoria Assistencial, Daniele Barros.

Segundo o auditor-chefe do Estado, Alex Nascimento, a expectativa é implementar o componente municipal em todo o território mineiro

“A gente vem realizando o seminário de auditoria nesse formato há algum tempo. A ideia é trazer outras visões, experiências de outros municípios, como Belo Horizonte, por exemplo. Tem a parte do Ministério da Saúde, para que se entenda o papel dele também”, explicou o auditor-chefe do SUS-MG, Alex Nascimento.

Durante o seminário foi apresentado e disponibilizado um formulário para registrar as solicitações de componentes ou entes que necessitam de apoio com assuntos sobre o SNA.O acesso ao formulário está disponível pelo link: https://redcap.link/audsus-apoio-sna

Em levantamento realizado pela Auditoria do SUS-MG, a partir de formulário enviado a todas as Unidades Regionais de Saúde (UBSs) para serem replicados nos municípios, foram identificados 28 municípios que declaram possuir componente municipal de auditoria formalmente instituído. Desse total, três estão localizados na macrorregião de Saúde Sudeste: Ubá, Muriaé e Lima Duarte.

24.05.2024-Seminário auditoria 2- Jonathas Mendes

Segundo o representante do DenaSUS, do Ministério da Saúde, Wilhams Ramos, por meio do preenchimento do formulário é estabelecido um fluxo de cooperação. “A partir do registro é agendada uma reunião virtual para conhecer as necessidade do município. Depois disso ocorre um encontro técnico para desenvolver a implementação do SNA municipal”, detalhou Wilhams Ramos.

Segundo Alex Nascimento, o grande objetivo hoje é implantar o SNA em todo o território do estado. “É possível que municípios com cerca de 30 a 50 mil habitantes consigam implementar o componente de auditoria e muitos ainda não tem”, observou.

A componente municipal de auditoria pode orientar para corrigir as inconformidades dos serviços de saúde e subsidiar a tomada de decisão do gestor municipal. “A auditoria serve, acima de tudo, para possibilitar a melhoria progressiva da gestão e da atenção à saúde do SUS”, disse Alex.

Por Jonathas Mendes / Fotos: Jonathas Mendes