O Laboratório Macrorregional do Norte de Minas, administrado pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, concluiu nesta sexta-feira (19/7), treinamento das professoras da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Ana Paula Rodrigues e Helen Rodrigues Martins, com foco na realização de exames parasitológicos para o diagnóstico das leishmanioses tegumentar e visceral. A capacitação, conduzida pela referência técnica Núbia Pereira da Silva, foi solicitada pela Universidade que está se preparando para colocar em funcionamento o Centro Colaborador da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Os centros colaboradores instituídos pela SES-MG são unidades laboratoriais especializadas e estão inseridos em secretarias municipais de saúde; universidades estaduais ou federais; centros de pesquisas ou em entidades filantrópicas. Devem apresentar instalações físicas, equipamentos, protocolos técnicos e profissionais aptos para desenvolver atividades relacionadas à vigilância laboratorial em amostras biológicas.

19.07.2024-Laboratório Macrorregional do Norte de Minas - SRS Montes Claros

Na Tipologia A, o laboratório da UFVJM atenderá demandas de municípios do Vale do Jequitinhonha para a realização de análises clínicas para o diagnóstico de doença de Chagas, malária, leishmanioses tegumentar e visceral pelos métodos: Gota espessa; Método de Strout e creme leucocitário; parasitológico direto; Imunocromatografia; Enzimaimunoensaio; e de Tuberculose pelos métodos: IGRA, teste rápido molecular, baciloscopia, cultura e teste de sensibilidade.

“Contribuir com a capacitação de profissionais de outras instituições, visando a ampliação da rede laboratorial no estado é gratificante e reforça a importância e o reconhecimento do trabalho desempenhado ao longo de muitos anos pelo Laboratório Macrorregional do Norte de Minas”, destaca a referência técnica Núbia Pereira.
Para viabilizar a descentralização da vigilância laboratorial, a SES-MG disponibilizou R$ 52,3 milhões para que as instituições sediadas no estado possam, por meio da técnica de biologia molecular, atuar na investigação de doenças de notificação compulsória. Para o Norte de Minas estão sendo disponibilizados mais de R$ 3,5 milhões.

Salinas
Como Centro Colaborador da SES-MG, em abril deste ano o Laboratório de Entomologia do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), sediado em Salinas, iniciou a realização de análises laboratoriais para o diagnóstico da doença de Chagas, malária, leishmanioses tegumentar e visceral, vetores da febre maculosa, dengue, febre chikungunya, zika vírus e da febre amarela.

Durante reunião da CIB-SUS realizada em abril, quando apresentou o Laboratório de Entomologia como Centro Colaborador da SES-MG, o professor Filipe Vieira Santos de Abreu informou aos gestores de saúde que a unidade tem capacidade para realizar cinco mil análises por ano, com liberação de resultados dos exames até 72 horas após o recebimento das amostras.

Além disso, observa o professor, com o envolvimento de profissionais com titulação de doutorado e mestrado em parasitologia e apoio de universitários, o Instituto Federal tem condições de realizar três treinamentos anuais envolvendo profissionais de saúde dos municípios.

Montes Claros
Já neste mês de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros anunciou, durante a reunião da CIB-SUS, a entrada em operação do Centro Colaborador no município com a realização de análises de qualidade da água, por meio do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua). Inicialmente estão sendo atendidas demandas de 32 municípios que integram as áreas de atuação das Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora.

Para o atendimento de 54 municípios que integram a área de atuação da SRS Montes Claros está em fase de definição o fluxo do encaminhamento das amostras. O Centro Colaborador está instalado na Praça da Tecnologia, número 77, bairro Alto São João (antiga sede da Escola Técnica de Montes Claros).

Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de Vigilância em Saúde na SRS Montes Claros, “avalia que a expansão da rede de vigilância laboratorial trará resultados positivos na agilização do atendimento de demandas de saúde da população norte-mineira, além de ampliar o envolvimento de profissionais qualificados e atuantes em outras instituições públicas”.

Por Pedro Ricardo / Foto: SRS Montes Claros