O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) é o sistema nacional que inscreve todos os estabelecimentos de saúde, sendo eles integrados ou não ao Sistema Único de Saúde (SUS), tanto na esfera municipal, estadual ou nacional. Mantê-lo atualizado possibilita promover uma gestão estratégica dos serviços de Saúde ofertados à população, auxiliando no planejamento para atender aos vazios assistenciais e na execução de recursos que acolham as demandas que mais se apresentam em cada localidade.

Atendendo à orientação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em realizar projetos estratégicos, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá iniciou as visitas técnicas aos prestadores de serviços hospitalares das microrregiões Saúde de Ubá e Muriaé para instruir quanto à atualização do CNES. A medida é necessária porque, atualmente, há inconsistências significativas nas informações cadastradas, afetando a capacidade de análise e planejamento da macrorregião de Saúde Sudeste, onde a GRS Ubá está inserida.

18.08.2024-CNES-Divulgação GRS Ubá

No dia 16 de junho, o Hospital Municipal Santo Antônio, em Presidente Bernardes, se tornou a primeira instituição a receber a equipe da GRS Ubá para efetivar o início do projeto regional. A visita teve como foco o diagnóstico inicial detalhado das informações cadastradas no CNES, conduzido para validar e corrigir dados sobre estrutura física, recursos humanos, leitos, habilitações, equipamentos e serviços assistenciais. Esta visita, bem como em todas as que ainda serão feitas, teve o acompanhamento dos gestores municipais, participando do processo no qual são responsáveis.

O CNES desatualizado pode acarretar em prejuízos no funcionamento do SUS, tanto para usuários como para os prestadores. Por exemplo, a impossibilidade de registrar os atendimentos do SUS e, por conseguinte, os recebimentos. “Esta atualização deve ser feita sempre que alguma informação for alterada na realidade dos serviços de saúde, mas o cotidiano agitado dos hospitais e das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) pode escantear esse procedimento. Então, nosso trabalho visa qualificá-los para manter essas informações o mais inteirada possível”, disse Franklin Leandro Neto, diretor da GRS Ubá.

As visitas seguem o roteiro do instrumento padrão, um manual detalhado contendo orientações e respostas às dúvidas frequentes sobre o CNES, para uso por gestores municipais e prestadores hospitalares. “Quem realiza as atualizações do CNES são as Secretarias Municipais de Saúde, por isso essas equipes são nossas parceiras essenciais nesse projeto. Queremos revisar informações como recursos humanos, equipamentos, habilitações, entre outras, pois esse conjunto de dados reflete a realidade dos territórios”, informou Fabiana Érica de Souza, coordenadora de Acesso aos Serviços de Saúde da GRS Ubá.

A GRS Ubá emitirá relatórios mensais de monitoramento, que serão apresentados em reuniões com os gestores, bem como apresentará um relatório final com o diagnóstico atualizado, garantindo dados precisos para um planejamento estratégico de saúde eficiente.

Por Keila Lima / Foto: Divulgação GRS Ubá