A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) assinaram termo de cooperação técnica para o desenvolvimento de ações da Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia (0MMxH), incluindo 27 instituições de saúde mineiras no projeto que contava com apenas uma, o que agora representa duas por macrorregião de saúde do estado. O extrato do documento foi publicado nesta quarta-feira (8/5) no Diário Oficial de Minas Gerais.

O acordo estabelece algumas metas, como a capacitação de 80% dos profissionais de nível superior que prestam assistência obstétrica, o acesso oportuno a hemocomponentes para 80% das mulheres com hemorragia obstétrica e a formação de até 36 instrutores, conforme a metodologia da estratégia. O termo terá vigência até o final de abril de 2029, podendo ser prorrogado por mais cinco anos.

“Minas Gerais é um dos estados prioritários para essa implantação e os recursos para o projeto serão garantidos pelo orçamento do Estado”, explica a diretora de Gestão da Integralidade do Cuidado da SES-MG, Lirica Salluz Mattos Pereira.

Segundo ela, a expansão da Estratégia 0MMxH em Minas Gerais, além da redução da mortalidade materna e infantil, também vai contribuir para a melhoria na qualidade da saúde materna e impacto positivo na saúde e bem-estar das crianças.

“Reduzir a mortalidade materna significa garantir que as mães sobrevivam para cuidar de seus filhos, o que impacta positivamente na saúde e no bem-estar das crianças. Além disso, a maior causa da mortalidade infantil está ligada às causas obstétricas”, comenta a diretora.

Para integrar a Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia, serão considerados os seguintes critérios:

- Ser instituição que compõe a rede de atenção ao parto e nascimento e ser beneficiária da Política Hospitalar Valora Minas;

- Ser instituição relevante para o território;

- Ser considerada em reunião conjunta com a coordenação, representação da macrorregião de saúde e regionais de saúde, como instituição com potencial de adesão ao projeto; e

- Ocorrência de óbitos por hemorragia no período de 2017 a 2022.

A implementação da estratégia 0MMxH também vai ajudar a fortalecer os serviços de saúde em todo estado, melhorando a capacidade dos profissionais de saúde de lidar com emergências obstétricas, garantindo o acesso a equipamentos e medicamentos essenciais e promovendo uma abordagem centrada na mulher durante a gravidez, parto e pós-parto.

“A 0MMxH deverá contribuir ainda para reduzir as disparidades em saúde materna, garantindo que as mulheres tenham acesso igualitário a cuidados de saúde de qualidade em todo esse período”, ressalta Lirica Salluz.

Projeto Aurora - A Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia está incluída no projeto estratégico Aurora, que visa reduzir a mortalidade materno-infantil do Estado.

O projeto compõe o conjunto de ações para o alcance dos objetivos do Novo Planejamento Estratégico 2023-2026 da SES-MG, com a visão de tornar real o SUS ideal.

 “A parceria entre o Ministério da Saúde, a Opas e a SES-MG é essencial para o sucesso do projeto, pois permite uma abordagem coordenada e abrangente para melhorar a saúde materna e reduzir a mortalidade evitável”, finaliza a diretora de Gestão da Integralidade do Cuidado da SES-MG.

Por Jornalismo SES-MG