A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, nesta quarta (11/12), o Encontro Gerencial de Resultados 2024, evento que reuniu cerca de 500 gestores e servidores de todas as áreas do Nível Central e representantes das 28 Unidades Regionais de Saúde (URS). O evento aconteceu no auditório do Dayrell Hotel e Centro de Convenções, em Belo Horizonte.
Durante o encontro, o Gabinete e as cinco subsecretarias puderam apresentar os projetos, ações e programas que contribuíram para o avanço das políticas de saúde pública no estado, em busca do objetivo de “Tornar Real o SUS Ideal”.
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, falou sobre o trabalho realizado em 2024. “Fomos muito audaciosos em poder fazer um planejamento do tamanho que é o nosso planejamento. Nós combinamos e pactuamos com cada um de vocês, projetos que mudam de fato a vida dos mineiros. Fizemos isso com total liberdade”.
A secretária de Estado Adjunta de Saúde, Poliana Cardoso, também avaliou positivamente os dados apresentados e ressaltou que as parcerias e ações transversais foram fundamentais para alcançar os objetivos propostos. “O dia de hoje é para comemorar nossas entregas, e não faltam motivos para isso. O que a gente fez e o legado que estamos deixando é algo inédito. A expectativa é de deixar o cenário muito melhor do que aquele que encontramos, e hoje eu tive a certeza de que estamos fazendo isso”, finalizou.
A abertura do evento contou com a palestra “Racismo Faz Mal à Saúde”, do professor Valter Roberto Silvério, do departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que abordou a questão de como o racismo pode afetar a saúde de quem o sofre. “Grande parte da população brasileira é preta, pobre e feminina. E é essa população que mais depende de políticas públicas de qualidade, acessíveis e de equidade”, reforçou o professor.
As entregas
As subsecretarias e o gabinete apresentaram as ações desenvolvidas durante 2024, escolhendo três delas como destaques para serem votadas pelos participantes do encontro. Cada um dos subsecretários teve a oportunidade de discorrer sobre os desafios superados ao longo dos últimos meses e apresentar um panorama do que será a continuidade dos trabalhos em 2025.
“A população depende de ações integradas e contínuas, e é com muito orgulho que apresentamos as conquistas que fizeram a diferença para garantir o direito à saúde no estado. É o resultado do trabalho de centenas de pessoas, seja em nível Regional, seja em nível Central, que juntas trabalharam para garantir o acesso ao cuidado adequado e em tempo oportuno para a população”, ressaltou a subsecretária de Acesso a Serviços de Saúde, Juliana Ávila.
Confira abaixo os projetos votados como “destaques” de cada uma das Subsecretarias e Gabinete:
- SUBRAS: publicação da Linha de Cuidado materna e infantil; programa Cuidar Na Hora Certa e a ampliação do Opera Mais, Minas Gerais;
- SUBGF: provimento de pessoal para a Secretaria por meio de Processos Seletivos Simplificados e Processo Seletivo Interno para a Autoridade Sanitária; Programa Movimenta SES e a Revitalização de Imóveis nas Unidades Regionais de Saúde;
- SUBASS: SUS Escolha; Programa Farmácia Aqui Pertim e a Força-tarefa do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf);
- SUBVS: Conclusão da Biofábrica Wolbachia; Lançamento do Programa Mineiro de Imunização e o Projeto Vacimóveis;
- SUBR: Nova Resolução de Competências das URS; construção da Carteira de Projetos Replicáveis Regionalmente ou a Nível Estadual; e a Regionalização na Formalização do Módulo Hospitais de Pequeno Porte (HPP);
- Gabinete: projeto Saúde Digital de Teleconsultoria; programa de Alfabetização de Dados e o início da Implantação da gestão de riscos na Secretaria por meio do Programa de Integridade.
O evento foi transmitido e está disponível no canal no Youtube da SES.