A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, por intermédio da Coordenação de Vigilância em Saúde, realizou, no dia 27/9, uma reunião técnica, por meio de videoconferência, para o monitoramento do Plano Municipal de Implementação do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde de Minas Gerais (PMISEVS-MG). A reunião foi direcionada aos técnicos das áreas de Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica dos 27 municípios que compõem as microrregiões de saúde de Guanhães, Itabira e João Monlevade.

O coordenador de Vigilância em Saúde da GRS Itabira, Marcelo Barbosa Motta, explicou que a proposta da reunião foi discutir uma dinâmica para o monitoramento do Plano Municipal de Implementação do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde de Minas Gerais. "Foi um momento para discutir detalhadamente cada ação. Para isso, optamos por uma abordagem mais eficiente e prática, garantindo a otimização do tempo e a qualidade das discussões, "destacou Marcelo.

04.10.2024-Vigilância em Saúde-Flávio A. R. Samuel

Ainda de acordo com o coordenador, o objetivo principal do monitoramento é registrar as ações implementadas pelos municípios no período de maio a agosto de 2024, conforme o plano estabelecido previamente. O plano foi entregue aos municípios, após o preenchimento de uma planilha onde foram detalhadas as ações já implementadas e aquelas previstas para serem realizadas até abril de 2025. “A recomendação é que os municípios não deixem para implementar todas as ações no último mês, a fim de evitar dificuldades operacionais”, concluiu o coordenador.

Durante a reunião, foi solicitado aos municípios que informem as ações de Vigilância em Saúde realizadas no período de maio a agosto de 2024. Em caso de dúvidas sobre a execução de ações futuras, os municípios poderão entrar em contato diretamente com as respectivas áreas técnicas para obter o suporte necessário. “Reforçamos com os nossos municípios a importância de não deixar todas as ações para serem implementadas no último momento, uma vez que o prazo máximo para cumprimento de todas as obrigações é abril de 2025”, enfatizou o coordenador.

Procedimentos para envio de informações
Durante a reunião, ficou estabelecido que os municípios devem consolidar as ações implementadas entre maio e agosto de 2024, detalhando cada ação com o respectivo número de referência. Esse documento deverá ser enviado para avaliação e, se necessário, poderão ser solicitadas documentações comprobatórias, como fotos, listas de presença ou planilhas, a fim de atestar a execução das ações.

“O prazo para envio deste relatório de ações foi definido até o dia 18 de novembro de 2024. Após o recebimento, a equipe responsável consolida as informações dos nossos municípios e, se necessário, solicitará documentações complementares. Reforçamos também a importância do alinhamento entre os municípios, para que eventuais dúvidas possam ser esclarecidas coletivamente”, detalhou coordenador de Vigilância em Saúde da GRS Itabira, Marcelo Motta.

Seminário Regional
Outro ponto discutido foi a realização de um seminário regional, previsto para ocorrer até dezembro de 2024, que tratará de temas como vigilância ambiental, qualidade da água para consumo humano e outros aspectos relacionados ao Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIigiAgua) e ao VigiDesastres. Segundo a equipe técnica da GRS Itabira, o seminário terá um caráter mais denso, devido à complexidade das informações que precisam ser transmitidas.

Por Flávio A. R. Samuel / Fotos: Flávio A. R. Samuel