Nos dias 4 e 5/2, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu o Conexão Minas-Saúde 2025, evento estratégico para discussão de inovações para a saúde no estado. 

O evento teve participação de gestores, especialistas e profissionais de saúde de todos os municípios mineiros, com programação diversificada, incluindo espaços para formação, discussão e reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos municípios no setor de saúde.

Durante o Conexão Minas, o projeto #BoraVacinar - iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) - que tem o objetivo de melhorar as taxas de cobertura vacinal no estado e desmistificar o tema da vacinação junto à população, certificou 58 municípios com o selo ouro e 360 com o selo prata. O projeto já está em sua terceira edição.

Foto: GRS Pirapora

Cinco, dos sete municípios da microrregião de Saúde de Pirapora receberam selos da campanha #BoraVacinar, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O município de Ponto Chique recebeu a premiação máxima do projeto, o selo ouro, e os municípios de Buritizeiro, Lassance, Pirapora e Várzea da Palma receberam o selo prata.

O selo ouro é dado aos municípios que atingiram a meta de cobertura em todos os 14 imunizantes do Programa Nacional de Imunização Infantil acompanhados pelo projeto. E o selo prata é concedido aos municípios que atingiram a meta de cobertura entre 10 a 13 imunizantes.

Flávia Mota, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, acredita que as ações extramuros incentivadas pela SES-MG, foram determinantes para que a microrregião atingisse esses resultados. “O repasse de recurso financeiro para que essas ações fossem realizadas em escolas e creches, proporcionou aos municípios incorporar outras formas de acesso às vacinas, incrementando as coberturas vacinais e melhorando o desempenho como um todo”, ressaltou a coordenadora.

Por GRS Pirapora