Na sexta-feira, 06/12, a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) promoveu uma cerimônia para celebrar a conclusão da 41ª turma da Especialização em Saúde Pública. A atividade contou com a participação de alunas e alunos do curso, familiares, docentes e representantes da Escola. A 41ª turma começou as atividades em março de 2023, teve uma carga horária de 400 horas, com a produção de trabalho de conclusão de curso (TCC) e foi composta por 35 profissionais, atuantes no SUS, nos mais diversos serviços e formações, residentes em 18 municípios do estado.
Uma das coordenadoras da especialização e trabalhadora da ESP-MG, Juliana Mesquita, relembra que esta é a especialização mais tradicional da ESP-MG, atravessando diversos períodos históricos do país. “A primeira oferta desta especialização foi em 1947, logo após a inauguração da Escola, que ocorreu em 1946, e desde 2012, após alguns períodos de interrupção, retomamos sua oferta contínua do curso", disse.
Durante o evento, as coordenadoras do curso Juliana Mesquita e Ana Paula Lara fizeram uma breve apresentação e balanço de todas as atividades que ocorrem ao longo dos meses e ressaltaram a relevância da Especialização. Também tiveram falas na cerimônia a diretora da ESP-MG, Mara Guarino Tanure, que pontuou a construção coletiva que se configura a especialização e agradeceu à todas as pessoas envolvidas na atividade e em especial a todas as alunas e alunos.
A Superintendente de Educação e Pesquisa em Saúde da ESP-MG, Patrícia de Oliveira destacou que todas as pessoas alunas que estavam concluindo o curso passariam também, naquele momento, a fazer parte da história da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. Por fim, cinco discentes, três alunas (Heloísa Garcia de Melo Franco, Shirley Passos de Carvalho e Vyvian Ambrosino) e dois alunos (Diego Filipe Araújo Alcântara e Jairo Martins Nascimento) foram oradores da turma e compartilharam suas vivências e impressões do curso.
Aprendizados no curso
A Especialização é a oferta educacional mais tradicional da ESP-MG e é reconhecida pelos trabalhadores do SUS no Estado e também pelas instituições formadoras em saúde de outros regiões do país, inclusive pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
Em relação a alguns dos objetivos do curso, a coordenadora Juliana Mesquita explica que a saúde pública é baseada em um tripé: epidemiologia, gestão e assistência (cuidado). “Nesse sentindo, nós temos disciplinas que perpassam por todas essas áreas. Assim, nossas alunas e alunos passam por um processo de aprendizado sobre esses temas e chegam, ao final, na elaboração de um trabalho de final de curso, que é realizado a partir de toda essa reflexão que é feita ao longo do curso”, detalhou.
Aprofundar os conhecimentos sobre gestão, foi um dos objetivos buscados e alcançados pela farmacêutica e Diretora de políticas de atenção primária à saúde, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Cristina Coelho Nunes. Ela conta que teve a oportunidade de aprender e expandir seus conhecimentos. “Nós conseguimos abordar diversos temas que envolvem a gestão, a assistência e o planejamento estratégico. Seguramente todos esses conhecimentos e competências que aprendi aqui na Escola irei aplicar e compartilhar em meu trabalho, de modo a buscar o aperfeiçoamento da minha atuação e da nossa gestão e, consequentemente, ofertar um melhor serviço às pessoas”, afirma.
A Secretária de Saúde de Natércia, no sul de minas, Vyvian Ambrosino, relata que procurou o curso com o intuito de buscar conhecimentos para que pudesse ser uma profissional ainda mais capacitada. No entanto, acredita que aprendeu muito mais do que esperava. “Vim em busca de aprendizados, mas no decorrer do curso encontrei muito mais coisas, achei dedicação, acolhimento, carinho e também um conteúdo espetacular. A especialização me trouxe muitos conhecimentos na área de gestão em saúde e já está me ajudando muito no trabalho enquanto Secretária de Saúde. Além disso, a ESP-MG contribuiu e transformou minha vida como gestora, me tornou uma gestora mais capaz”, acrescentou.
Para além do aprendizado em gestão, o Psicólogo da cidade de Estiva, Diego Alcântara, entende que o curso o ajudou também a ampliar o olhar enquanto profissional de saúde. Isso porque passou a ver sua atuação enquanto psicólogo de uma forma mais ampla, para além do atendimento individual dos pacientes. “Essa especialização me ajudou nesse sentido, de me fornecer as ferramentas para essa abertura de olhos acontecer. Também encontrei muita diversidade aqui, com pessoas de várias regiões do estado. Percebi que embora as distâncias entre as cidades fossem grandes, muitas vezes nossas demandas do serviço são parecidas”, finalizou.