A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), uma iniciativa do Ministério da Saúde lançada em 2012, tem o objetivo de qualificar o trabalho dos profissionais da atenção básica para reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí realizou, no dia 12/7, uma reunião técnica sobre a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), que promove a amamentação exclusiva até os seis meses de idade. Esta estratégia promove também a continuação da amamentação até os dois anos ou mais, juntamente com a introdução de alimentos complementares e a alimentação saudável para crianças menores de dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando uma alimentação variada e nutritiva.

GRS Unaí realiza reunião técnica sobre a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB)

A EAAB desempenha um papel importante na melhoria da saúde infantil, na redução da mortalidade e na prevenção de doenças. Promove o desenvolvimento adequado, apoiando o crescimento saudável das crianças, e oferece orientação e suporte contínuo às famílias sobre práticas alimentares saudáveis. A alimentação adequada é fundamental em todas as etapas da vida, especialmente nos primeiros anos, decisivos para o crescimento, formação de hábitos e manutenção da saúde.

Os componentes da EAAB incluem a formação e a atualização contínua dos profissionais de saúde da atenção básica para práticas adequadas de amamentação e alimentação complementar, o fortalecimento das ações de apoio, a promoção do aleitamento materno e o desenvolvimento de práticas e orientações para uma alimentação complementar saudável.

Durante a reunião a coordenadora de Vigilância Sanitária da GRS Unaí, Larissa de Castro Rafael, esclareceu a implementação da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL) e suas legislações, explicando as formas corretas de comercialização e disposição desses produtos no comércio.

Para a referência técnica Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (Cras) da GRS Unaí, Ana Paula Cabral F. Oliveira, a reunião foi muito importante para estabelecer a busca por melhores condições de vida para as nossas crianças. Implantar a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil vai além de promover uma boa alimentação. “Trata-se também de reduzir a ocorrência de morbidade e principalmente de mortalidade das nossas crianças. É o fortalecimento do vínculo entre familiares e equipes de saúde”.

O evento contou com a presença de todos os tutores municipais e discutiu as estratégias para replicar a oficina nos municípios. Foi um momento de troca de conhecimento, com discussões sobre estratégias e experiências exitosas importantes para a disseminação dessas práticas em todo o território. Haverá uma segunda etapa da oficina para a continuidade das discussões e conclusão do tema.

Por Gerência Regional de Saúde de Unaí / Fotos: Eduardo Medeiros