Os coordenadores de Atenção Primária à Saúde (APS) dos 51 municípios da macrorregião de Saúde Leste participaram, nesta nesta terça-feira (27/8), do II Encontro Gerencial da Atenção Primária de Saúde realizado pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares, por meio da equipe da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (Cras). O objetivo foi o aprimoramento das ações do projeto, voltadas ao primeiro nível de atenção ao qual o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) tem acesso, buscando fortalecer e integrar as redes de assistência à saúde.

Durante a reunião, foram discutidos assuntos como a Política Estadual de Financiamento da APS e a Política de caráter contínuo, que tem como alvo conceder o incentivo financeiro aos municípios, visando a complementação do financiamento das ações e dos serviços da APS, mediante o estabelecimento de indicadores, metas e compromissos, assim como propiciar melhoria no atendimento ao cidadão.

II Encontro Gerencial com coordenadores para melhoria das ações de gestão da APS

Também foram pautas abordadas no encontro o Programa Miguilim, a operacionalização da triagem ocular, o fluxo assistencial e registro das ações, as normativas gerais e o desenvolvimento das ações de promoção e prevenção da saúde ocular. Todas com o objetivo de qualificar profissionais da saúde e da educação para a promoção da saúde e prevenção de agravos oculares, no âmbito escolar de estudantes da rede pública de educação básica.

Além disso, foram realizado ainda o Lançamento do II Boletim da APS - versão Promoção da Saúde, com informações dos indicadores da Política de Promoção da Saúde (Poeps), Práticas Integrativas e Complementares em saúde (Piscs) e Políticas de Promoção da Equidade e seus resultados.

O encontro possibilitou o debate de estratégias para fortalecer o desempenho dos municípios na APS, favorecendo uma melhor performance dos resultados previstos no Índice de Qualidade de Gestão Municipal da Saúde, referente ao primeiro monitoramento.

Para Jeane Pereira, gestora de Saúde da cidade de Virgolândia, o encontro foi estimulante, com conteúdo e metodologia dinâmica que permitiram troca de saberes entre os presentes. Além disso, ela destaca a importância de eventos como esse para o fortalecimento das práticas de saúde nos municípios, promovendo a integração entre diferentes setores e profissionais.
Temáticas como a importância do fortalecimento da luta antirracista e a valorização da cultura afro brasileira, na efetivação da igualdade racial e de gênero, o racismo e seu impacto na saúde também fizeram parte do evento. Estas duas últimas temáticas estavam presentes na apresentação cultural realizada pelo Coletivo Abayomar.

Jacqueline Françoa e Erika Benigna, integrantes do Coletivo Abayomi, salientam a importância de profissionais da área buscarem conhecimento sobre temáticas que envolvem a negritude, pois os índices apontam que a população negra é uma das mais afetadas em questão de saúde. "Estamos muito felizes de podermos contribuir de alguma forma para o enfrentamento dessas questões", finalizaram.

Com a realização do II Encontro Gerencial da Atenção Primária de Saúde (APS), a expectativa é de que a governança dos serviços seja fortalecida no âmbito municipal, por meio, especialmente, dos coordenadores da APS, com o estímulo aos ciclos de melhoria, fortalecimento das práticas de atenção primária e promoção da qualificação dos serviços prestados à comunidade, em perspectiva integral.

Por Geovana Ferreira - estagiária sob supervisão / Fotos: Geovana Ferreira